• Amo Orquideas

  • terça-feira, 1 de junho de 2010

    Plantio de orquídeas por sementes.

    Autor – Gilson Rodrigues Vale.

    1 – Sementes.

    A – Cápsula sem abrir – pode ser usada sem desinfecção das sementes. Abrir a cápsula com uma lâmina qualquer, previamente desinfetada ao fogo ou em água sanitária a 20%. Colocar as sementes em água filtrada ou fervida e resfriada. Coloque alguns mls numa seringa de 20ml e pelo furo da rolha da Pett ou do vidro injete mais ou menos uns 2 ml da solução no meio de cultura. Aguarde a germinação. No verão germinam no tempo de 20 a 30 dias. No inverno um tempo muito longo e impressiso.
    Obs:- Uma cápsula chega a ter 800.000 sementes. A sobra de sementes pode ser guardada por um tempo longo da seguinte forma. Retire-as da cápsula, coloque sobre uma folha de papel oficio ou similar, dobre-a em forma de envelope e guarde-o dentro de um pote de vidro ou de plástico, colocando dentro algodão seco, tampe-o e coloque na parte superior da porta da geladeira, próximo ao congelador. Sementes assim acondicionadas podem durar anos. As sementes de Schilleriana e Warnerii que plantei estavam guardadas a mais de 4 anos, germinaram muito bem.

    B – Desinfecção de sementes.

    Sementes guardadas para serem plantadas necessitam de desinfecção prévia. Prepare uma solução de água sanitária comercial (comum) sem alvejante, na proporção 2ml para 10ml. Na prática apanhe a seringa retire 2ml de água sanitária e complete até 10ml ou 4 ml complete 20 ml, com água filtrada e 1 gota de sabão neutro (detergente de cozinha). Coloque num tubinho de ensaio, (compra-se nas farmácias), tampe e agite por uns 10 minutos, deixe decantar, retire o líquido com a seringa, complete o volume inicial com água destilada.

    C – Plantio:

    Com a seringa, sem a agulha, retire 5 ml de solução com as sementes e dilua até os 10ml. Coloque a agulha, previamente desinfetada com água sanitária a 20% ou na chama de uma lamparina, use agulha metálica de uso veterinário, de maior diâmetro (compra-se em casas veterinárias), mantenha a agulha envolvida em algodão embebido em água sanitária, para evitar contaminação. Através dos furos nas tampas dos vidros ou das Petts, aplique 1ml a 2ml dessa solução nos vidros e 3ml a 5ml nas Petts. Use durante todo o tempo um algodão embebido com solução de iodo de farmácia ou em solução de fungicida de contato (ex. Dithane), sobre o furo da tampa, para não contaminar o meio. Após a aplicação coloque sobre o algodão uma fita adesiva, pode ser até um esparadrapo, para prender o algodão tampando o furo, veja Fotos 31 e 32.
    Obs – Se a pureza da sua água for duvidosa, ferva-a e armazene-a num vidro estéril.

    2 – Preparo do meio de cultura.


    A – ingredientes:

    * 40g de banana nanica verde ou mais ou menos 4 cm da banana sem casca.
    * 40 g batata inglesa ou um pedaço de tamanho igual ao da banana.
    * 30 g de agar agar comercial. Se for para laboratório (purificado) apenas 6,5 g. ou 5 colheres de sopa ou 1 copinho de café raso.
    * 2,3 g de adubo 20.20.20. ou Qualquer outro ou 1 colher de café, bem cheia.
    * 20 g de açúcar cristal ou 3 colheres de sopa (rasas) ou ½ copinho de café.
    * 2 g de carvão pó (coloque o carvão sobre uma folha de papel, dobre, martele com uma peça de metal até virar pó).
    * 2g são eqüivalentes a 2 colheres de café.
    * 1 tomate médio sem sementes.
    * 4 batatinhas de tiririca (cebolinha) sem o ramo verde, de preferência as do interior da terra, têm mais reservas. (Trituradas)


    B – Utensílios

    1 liquidificador
    1 forno microondas ou banho-maria.
    1 panela
    24 vidros de maionese ou 4 garrafas pett.
    1 seringa de 20 ml ou mais.
    1 ou 2 agulhas metálicas grossas (uso veterinário).
    1 colher de sopa
    1 colher de café
    1 vidro ou equivalente com água filtrada.
    Vinagre ou limão
    Fita adesiva
    Algodão
    Solução de iodo ou fungicida de contato
    1 pincel ou equivalente.
    1 funil.
    1 tesoura.
    1 pedaço de arame p/ furar as tampas.
    Filme PVC.

    C – modo de preparar.

    Coloque no liquidificador a banana, batata, açúcar, tomate, tiriricas maceradas. Coloque um pouco de água filtrada, ligue-o, velocidade baixa, aumente a velocidade até a trituração total. Aumente o volume com água até mais ou menos 800 ml.
    Misture ao agar o adubo e o carvão e despeje devagar no liquidificador em movimento, chegue o volume do liquidificador, próximo de 1200 ml no máximo, para não entornar.
    Após triturar e homogeneizar bem, coloque esta sopa muna panela comum (alumínio).
    Esta solução terá pH próximo de 5,5, ótima para plantio de Phalaenopsis. Para Cattleyas, Hadrolaelias, Laelias, Oncidiuns e outros Gêneros, o pH precisa ficar por volta de 4,8, ponto ideal, bem mais ácido. Quem tem o Phmetro, faça a medição e corrija o pH do meio com suco de limão, vinagre ou HCl.
    Quem não tem o aparelho Phmetro, acrescente 16 ml de vinagre e o pH ficara próximo do desejado. O vinagre pode ser substituído pelo suco de limão cravo no mesmo volume ou por suco de limão galego, este último com 14 Ml. Use uma seringa para medir o volume.
    Obs – O plantio da Pett, Fotos nº 34 e nº 35, foi feito sem a medida do Phmetro, apenas corrigido com suco de limão galego.
    Feito a correção do pH, leve ao fogo até a fervura, mexendo com uma colher o tempo todo para não agarrar e queimar no fundo. Ferveu, retire e, quente ainda, coloque esse conteúdo, com auxilio de um funil, em 4 garrafas Pett, mais ou menos 300 ml em cada uma. Sem tampar, leve ao forno microondas, (pode ser substituído por banho-maria com água fervendo, + ou – 10 min) e deixe ferver novamente a solução ( espumou, ela estará fervendo, desligue o forno, retire a Pett, com auxilio de um pano para não se queimar, coloque a tampa, pressione-a, coloque sobre o furo o algodão com iodo ou fungicida, prenda-o com fita adesiva, coloque sobre a tampa um filme para proteger. Guarde-as em local iluminado por 2 ou 3 dias. Não apresentando fungos, estão prontas para a semeadura.
    Usando os vidros coloque um volume com aproximadamente 1 cm de altura da solução contendo as sementes em cada um. Faça o mesmo procedimento para as Petts. Esse meio é suficiente para 24 vidros de maionese pequenos, que produzirão 30 a 40 mudinhas cada um ou 4 garrafas Pett que produzirão mais de 180 mudinhas em cada uma.

    3 – Semeadura.

    Obs: Se você tiver uma estufa, utilize-a para semear nos vidros. Não tendo use um saco plástico, desinfete-o burrifando no seu interior água sanitária a 20% usando uma bombinha caseira, coloque o vidro dentro do saco e opere normalmente. Aqui na minha casa fiz uma estufa com o bojo plástico interno de um tanquinho de lavar roupa, velho. Funciona bem. Uso no seu interior uma lamparina a álcool e desinfeto-o burrifando água sanitária a 20%, por dentro e por fora. Para a garrafa Pett, desinfetar o tampa e o gargalho por fora com água sanitária, colocar mais iodo ou fungicida para molhar o algodão que tampa o furo da tampa, onde vai ser dada a injeção de sementes. Terminada a operação coloque novo filme. Mantenha a agulha da seringa sobre algodão embebido em água sanitária, antes e depois da operação, para evitar contaminações.
    A – Proceda como indicado no ítem 1 letras A, B e C.
    B – Feito este procedimento, coloque filme plástico sobre a tampa da Pett ou tampa do vidro, para proteger contra micro contaminações.
    C – Aguarde a germinação. (No verão germinam entre 20 e 30 dias, no inverno demora bastante)
    4 – Lavagem dos vidros e Petts.

    A - Vidros – lave-os com água e sabão normal, deixe-os por 30 minutos mergulhados em água sanitária diluída a 30% - 3 partes de água sanitária e 7 partes de água.
    B - Garrafa Pett – Usado o conteúdo normal, coca, guaraná, etc, tampe a garrafa e guarde-a. No dia do uso, basta enxaguá-la, os resíduos dos conservantes do refrigerante ajudam a manter o meio de cultura estéril. Se a Pett já foi reusada, necessita da desinfecção. Faça o procedimento recomendado para os vidros item A.
    Seqüência de Fotos mostra as etapas do procedimento de preparação do meio de cultura.
      

    * 1 Ingredientes e utensilios













    * 2 Áçucar e ágar ágar pesados










     * 3 Adubo na colher e carvão



    * 4 Tomate e bata(volume)










    * 5 e 6 Ingredientes em geral


























    * 7 Vinagre,limão cravo, limão galego









    * 8 e 9 Tomate,banana,bata e tiririca

























    * 10 Tiririca(cebolinha) 4 batatinhas












    * 11 Tiririca triturada












    * 12 Frutas e legumes misturados












    * 13 Áçucar,agar agar,adubo e carvão misturados












    * 14 Ingrdientes prontos para liquidificador












    * 15 e 16 Liquidificador 1

























    * 17 Liquidificador 2












    * 18 e 19 Transferir para a panela

























    * 20 Correção de PH












    * 21 Garrafas pett limpas












    * 22 Furagem das tampas












    * 23 Fervura de suco












    * 24 Tampas em água sanitaria e funil












    * 25 e 26 Colocação em garrafas pett












    * 27 Tampas desinfetas












    * 28 Exterilização em microondas












    * 29 Ferveu. Retira-se












    * 30 Tampar












    * 31 Colocar em algodão com iodo ou fungicida na tampa











    * 32 Selar com fita adesiva












    * 33 Finalização,aguar 3 dias












    * 34 e 35 Plantio anterior germinado na pett













          5 – Custo para produção do meio: aproximadamente R.$2,00.
        Texto e método aberto à discussão e emendas, toda e qualquer contribuição será bem vinda.
        Sucesso para os usuários. Se não der certo da 1ª vez, não desanime. Insista, afinal Você é ou não um Cientista.
          Gilson (São João Del Rei – MG).


    Um comentário:

    1. amigo realmente dá certo e o local que devo colocar as peti pode ser no sombrite do meu orquidário?

      ResponderExcluir