• Amo Orquideas

  • terça-feira, 1 de junho de 2010

    ORQUIDANDO O BRASIL

    Vamos “orquidar” nossas praças públicas! “ORQUIDANDO” O BRASIL!

    Árvores frutíferas como goiabeiras, cajueiros, abacateiros, cítricas em geral (pés de laranja, limão, mexerica), encontradas em nossos quintais poderão ser boas hospedeiras ou suportes para nossas orquídeas, fazendo delas nossos orquidários verticais. Não existe segredo nem muitas explicações para isso. Essas plantas não possuem copas muito fechadas e nem tanino excessivo em sua seiva (insuportável para orquídeas). O fruto da goiaba quando verde possui pequena quantidade de tanino substância que provoca uma nódoa escura ao ser manuseada, ou aquela seiva dos cachos da bananeira assim que são cortados. Uma frutífera com alto teor de tanino em sua casca é o jenipapo, usado antigamente em curtumes.

    A título de exemplo, de um orquidário vertical, tenho em minha casa um pé de mexerica (ou tangerina) moricote (veja fotos) no qual plantei fixando direto no tronco, mudas de Schomburgkia crispa, Oncidium ceboleta, Ascocenda, Cattleya nobilior, Dendrobium nobile, Epidendrum, Coelogine e Catasetum.





    Todas adaptaram-se muito bem. Com essa prática, sem custos adicionais estaremos mantendo um ORQUIDÁRIO VERTICAL em nossas casas! Para escolher onde plantar e em qual árvore plantar sua orquídea dê preferência àquelas árvores nativas ou frutíferas do quintal ou chácara cuja copa não seja muito fechada e que não tenha o tronco “esfarinhento”.

    Além das árvores que mencionei acima, outra excelente para plantio de orquídeas são os pés de côco em geral, seja o côco da bahia e até aqueles coqueirinhos ornamentais com tronco mais antigo e crescido (Cattleyas, Catasetuns e Cyrtopodiuns adaptam-se maravilhosamente bem em coqueiros). Já vi algumas pessoas plantando orquídeas em pés de manga no Mato Grosso, mas não acho ideal, a copa é muito fechada e deficiente em luminosidade.
    Com tantas praças pública pelo Brasil, e em razão do baixo custo aos cofres municipais, os orquidários naturais verticais são uma boa sugestão à municipalidade das cidades para envolverem-se em projetos na parceria administradores públicos, população e comerciantes, entidades como Clubes de Bairro e Associações Comunitárias na criação desses ORQUIDÁRIOS VERTICAIS, plantando nas árvores de praças públicas, orquídeas comuns na região e até mesmo híbridos. A partir do momento em que todos unirem-se por uma mesma causa, envolvendo principalmente as escolas públicas e privadas das cidades, teremos uma maior preservação de nossas orquídeas, principalmente das espécies brasileiras.

    Lance essa idéia em sua cidade, converse com vereadores para criarem projetos municipais de preservação, visite diretores e coordenadores das escolas para engajarem-se nesse projeto. Muito pode ser feito nesse sentido. Cidades com potencial turístico com uma praça pública com árvores formando um orquidário vertical natural, com certeza será ponto de visita obrigatória não só aos moradores locais como aos turistas. Sabemos que em qualquer lugar existem os orquidófilos oportunistas que ao invés de colaborar, encomendam furtos de orquídeas plantadas em locais abertos ao público. Falamos em engajamento da sociedade. Os guardas municipais, vigilantes noturnos e a própria polícia civil e militar, poderão ajudar nesse sentido, e cadeia nos ladrões! Entidades orquidófilas espalhadas pelo Brasil poderão ajudá-lo nesse projeto!
    Pesquisa e fotos Orquidario Cuiaba

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário