• Amo Orquideas

  • sábado, 8 de agosto de 2015

    Orquídea Exótica Phapilopedium Verde Floração Junho 2015

    Floração Junho 2015  Primeira Floração depois de 3 anos de cultivo.
    Ainda esta linda, 3 meses de florão.

    Meus amores o texto que segue a baixo não é de minha autoria e sim  de Escrito por Eng. Agr. Míriam Stumpf,  como eu gostei resolvi compartilhar com vocês.

    Nome Técnico: 
    Paphiopedilum
    Nomes Populares: sapatinho ou queixuda
    Família: Família Orchidaceae
    Origem: Originária da Tailândia

    Descrição

    Orquídea de crescimento monopodial, com tamanho até 15cm de folhas estreitas flexíveis, com a nervura central bem marcada.
    As flores de 6×9 cm tem formato exótico, onde o labelo tem o formato de um queixo ou sapato, sendo conhecidas como queixuda ou sapatinho.
    Por isto os colecionadores desta espécie intitulam-se de sapateiros.
    As flores são solitárias em longa haste de 15 cm e permanecem por longo tempo, de até mais de 20 dias.
    Floresce da primavera até o verão, dependendo da região. Um grande número de espécies são encontradas e fazem grande sucesso em exposições e nas floriculturas.

    Como Plantar

    Orquídea Sapatinho em um vaso
    Necessitam de cultivo em ripados com sombreamento em torno de 50% e toleram temperaturas que podem ir de 10 a 30ºC, o que nos dá a possibilidade de cultivar este gênero em todo o país.
    O substrato de cultivo deve ser bem poroso.
    Apesar de terrestre, o solo mineral comum não deve ser usado pois tende a compactar e impedir as raízes de crescerem e respirarem.
    Coloque no fundo do vaso pedriscos ou brita, depois casca de coco e de pínus que foram deixados dentro d’água para saturar, deixar escorrer antes de colocar no vaso.
    Também colocar esfagno, aquele musgo seco usados pelos floristas.
    Esta orquídea não possui pseudobulbo e caule e portanto não tem como armazenar água, por isto necessita que se mantenha o substrato bem poroso levemente úmido, não encharcado.
    Se cultivada dentro de casa e não num ripado, a conveniência de manter o substrato e o ambiente úmido pode ser feito colocando uma esponja úmida no prato sob o vaso.
    Muitos preferem colocar pedrinhas mantidas com um pouco de água, mas sem que o fundo do vaso fique mergulhado nela. Um problema em tempos de combate a dengue.
    Pode também regar mais frequente na estação mais quente e seca.
    Para adubar esta planta não é preciso muita manutenção, pois tem lento crescimento e não necessita de grande quantidade de nutrientes.
    Adubo granulado dissolvido em água (1 colherinha de chá para 2 litros de água), poderá borrifar as folhas e o substrato, a cada 3 meses durante o período vegetativo e 1 vez por semana no mês que antecede a floração.

    Paisagismo e uso decorativo

    É uma orquídea fácil de cultivar e mesmo sem flores sua folhagem é atrativa, constituindo em belo adorno para cultivo em sacadas e ambientes internos com luminosidade.
    Escrito por Eng. Agr. Míriam Stumpf


                                                        Minha primeira orquídea sapatinho diferente, amo muito.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário