• Amo Orquideas

  • domingo, 13 de abril de 2014

    Chuva de Ouro Gigante Floração Março 2014




    Um pouco sobre o gênero Oncidium

    Nome Técnico: Oncidium 
    Nomes Populares : orquídea chuva-de-ouro
    Família : Orchidaceae 

    Descrição:

    Planta herbácea perene de hábito epífita com altura em torno de 35 cm, de pseudobulbos curtos e ovalados e duas folhas estreitas e flexíveis por bulbo. 
    As flores amarelas são pequenas, de 1,5cm x 2,0 cm, reunidas em grande panícula sobre haste de 90 cm, que surgem no final da primavera nos estados do sul do país e duram cerca de 15 dias, conforme a temperatura da época.

    O gênero Oncidium é exclusivo do continente americano, onde pode ser encontrado em toda parte, da Argentina ao México, do litoral brasileiro à Cordilheira dos Andes, em ambientes quentes e frios, secos e úmidos, sobre árvores, sobre pedras, diretamente no solo, em campos abertos e no interior das matas. Enfim, em praticamente todos os ambientes onde podem ocorrer Orquídeas no nosso continente, existe Oncidium.

    Cultivo

    É impossível estabelecer regras de cultivo que sirvam para todo Oncidium, mas de um modo geral podemos dizer que eles preferem viver em locais com muita luminosidade, e que grande parte deles aceita bem algumas horas de sol por dia.
    Podemos também dizer que preferem ficar com suas raízes mais secas a receber água em excesso, embora quase todos eles aceitem um bom índice de umidade do ar, principalmente à noite.


    De um modo geral, os Oncidium respondem muito bem a uma boa adubação, aceitando tanto os adubos químicos como os orgânicos.
    Quando plantados em placas ou em árvores, podemos utilizar a adubação orgânica na forma de saches.
    São plantas fáceis de serem replantadas e podem facilmente ser dividida para a obtenção de novas mudas, mas certamente o efeito visual de uma planta adulta e com várias frentes, apresentando diversas hastes florais simultâneas, é infinitamente melhor que o de uma pequena planta com apenas uma haste floral. Pense nisto antes de querer dividir suas plantas.

    Fonte:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário