• Amo Orquideas

  • quinta-feira, 23 de maio de 2013

    Evandro Soares - Pampulha BH Minas Gerais


    Oi queridos amigos hoje eu vim falar sobre o Orquidófilo Evandro Soares da Cidade de Pampulha BH Minas Gerais, eu estava vendo as fotos das orquídeas do Evandro que são lindíssimas e muito bem cultivadas, e me chamou atenção onde elas estavam plantas. Curiosa perguntei a ele se eu podia  divulgar a foto pois ele fez um cachepô com tronquinhos de arvore.
    A planta usada por ele para fazer o cachepô é o Araça encontrada no cerrado, que vem da Região de Matheus Leme também em Minas Gerais. 

    Cultivo do Araçá-boi
    Descrição da planta
    Árvore do araça
    O araçá-boi (Eugenia stipitata) é uma fruteira da Amazônia Ocidental, usualmente cultivada no Brasil, Perú e Bolívia. Este fruto pertence a família das Mirtaceas, que é a mesma da goiaba e jabuticaba. A planta é um arbusto com cerca de três metros de altura, com ramos desde o solo. O fruto tem cor amarelada quando maduro, contém em média 11 sementes e chega a pesar 450 gramas. 
    Aspectos nutricionais
    Vitamina A7.75 µg.Cinzas0,30 µg.
    Vitamina B9.84 µg.Lipídios0,20 µg.
    Vitamina C23.30 µg.Carboidratos8,90 µg.
    Proteína0.60 µg.Energia39,80 kcal

    Recomendações agronômicas
    Cresce bem em solos de baixa fertilidade, com pH aproximado de 4,0 a 4,5 e em regiões com chuvas desde 1.700 mm até 3.150 mm anuais, e temperatura média ao redor de 25ºC.
    Para a produção de mudas podem ser utilizados viveiros rústicos, feitos com estacas de madeiras e cobertos de palha.
    O leito da sementeira pode ser feito com serragem de madeira, se possível semi-curtida. A semeadura deve ser feita a 1,0 cm de profundidade, com 2,0 cm entre sementes e 4,0 cm entre linhas.
    Mudas do araçá-boi
    A germinação é demorada, iniciando após 3 meses da semeadura, podendo levar até 1 ano para ser concluída. Para abreviar este período, as sementes podem ser descascadas com muito cuidado, com o auxílio de uma lâmina de barbear (ou outra maneira de escarificar), o que reduz o tempo de germinação) para entre 30 a 180 dias. As plântulas podem ser repicadas quando tiverem cerca de 6 a 10 folhas (ou mais ou menos 10 cm de altura), para sacos plásticos e levadas ao viveiro. A irrigação deve ser diária e não excessiva.
    O plantio definitivo deve ser feito com mudas selecionadas pelo vigor e sanidade. As covas devem ter dimensões de 40 x 40 x 40 cm, utilizando-se 10 kg de esterco de curral ou 3 kg de esterco de galinha já curtido. O espaçamento no campo deve ser de 4m x 4m, o que dará 625 plantas/hectare. Nos 2 primeiros anos não mais será necessário fazer-se adubação. Após este período, indica-se 10 litros de esterco/planta/ano.
    Quanto ao aspecto fitossanitário, a espécie é muito rústica. Como praga verificou-se a ocorrência de moscas de frutas (Anastrepha spp.), atacando os frutos. O controle deste inseto pode ser feito com o uso de iscas coletoras de moscas e coleta de todos os frutos caídos. Aqueles atacados, que não foi possível utilizar, enterrar a um metro de profundidade. No caso de doenças foi constatada a Antracnose em frutos, causada porPuccinia psidii. Ambos os patógenos podem ser controlados com maior aeração das plantas e puverizadas com fungicidas à base de cobre.
    Colheita
    Fruto do araçá-boi
    O araçá-boi começa a florar e frutificar normalmente após 2 anos do plantio no campo. Com a planta bem nutrida e adequado suprimento de água, floresce e frutifica continuamente o ano inteiro. Quando da máxima produção, devem ser feitas três colheitas por semana, apanhando os frutos ainda na planta, evitando os que caíram no chão, de modo a não depreciá-los.
    Os frutos de araçá-boi quando maduros são muito delicados, amassando-se com facilidade e portanto, são difíceis de serem transportados por longas distâncias. De preferência, quando se dispõe de uma grande quantidade de frutos, recomenda-se que seja feito o beneficiamento da polpa e que esta seja comercializada congelada.
    Usos e perspectivas
    A polpa do fruto é mole e sucosa, de cheiro agradável e de sabor ácido, podendo ser usada para refresco, sorvete, creme e outros. O aroma se perde facilmente com o calor, assim as geléias não mantêm o aroma original da fruta. A espécie apresenta potencial para conquistar um lugar de destaque no mercado nacional e internacional, principalmente como refresco natural, podendo ainda ser comercializada como polpa congelada ou suco engarrafado.

    Olha que lindo ficou o cachepô e a combinação com a orquídea Cattleya Walkeriana ficou perfeita, veja a foto:


     Gostei muito de sua ideia pois ele fez com que as orquídeas se adapta-se bem, o Evandro é uma pessoa simples e me disse a seguinte frase: "Não me considero Orquidófilo, sou apenas um admirador das Orquídeas". Sua paixão pelas orquídeas começou quando ele era ainda bem jovem, seu pai quando ainda era vivo o incentivava presenteando-o com belos exemplares,  e assim começou, completa ele com a frase: "Dai pra frente virou doença". Realmente é difícil apenas admirar as orquídeas, começamos sempre com uma, duas, três e quando menos esperamos já estamos com a febre das orquídeas. 



    Perguntei o que incentivou ele a cultivar as orquídeas e ele me disse que o incentivo é querer sempre ver uma nova espécie, um broto novo que surge, uma raiz saudável. Eu realmente concordo com ele pois nosso amor e dedicação faz com que as orquídeas se desenvolvam saudáveis e elas respondem bem ao nosso carinho nos presenteando com belas floradas, e com flores majestosas. 
    Sua família assim como ele também ama as orquídeas, esse amor sempre é passado as gerações futuras, pois todos agradecem esse presente de Deus. Ele diz: "Quando as orquídeas florescem escolhemos sempre uma para ficar dentro de casa, para perfumar e alegrar o ambiente".





    Pampulha (Belo Horizonte)
    A Pampulha é um dos centros de atividades desportivas de Belo Horizonte. Nela localizam-se os estádios Governador Magalhães Pinto (Mineirão) e Jornalista Felipe Drummond (Mineirinho) e diversos clubes. Anualmente é disputada a Volta Internacional da Pampulha, na Avenida Otacílio Negrão de Lima, que contorna a lagoa. Também na virada do ano acontece o maior show de fogos do Estado, reunindo cerca de 300 mil pessoas no entorno. A região também é sede do campus da UFMG, do Zoológico Municipal e do Aeroporto da Pampulha, o aeroporto mais afluente de Belo Horizonte e que, recentemente, tem-se tornado causa de preocupação, dado sua proximidade da região urbana da capital e com isso foram transferidos vários de seus vôos para o Aeroporto Internacional de Confins.
    Na Pampulha existe um centro gastronômico, com vários restaurantes de comidas típicas e regionais.

    Conjunto Arquitetônico da Pampulha
    A lagoa artificial foi construída na década de 1940, quando o prefeito era Juscelino Kubitschek. Para compor o seu entorno Oscar Niemeyer projetou um conjunto arquitetônico que se tornou referência e influenciou toda a Arquitetura Moderna Brasileira. Fazem parte do conjunto a igreja de São Francisco de Assis, o Museu de Arte, a Casa do Baile e o Iate Tênis Clube. Os jardins de Burle Marx, a pintura de Portinari e as esculturas de Ceschiatti, Zamoiski e José Pedrosa completam e valorizam o projeto concebido para a lagoa. A orla da Pampulha concentra várias opções de lazer, como o ginásio do Mineirinho, o Jardim Zoológico, o Centro de Preparação Equestre da Lagoa e pistas para ciclismo e caminhada. É lá também que está o Estádio Governador Magalhães Pinto, mais conhecido como "Mineirão".

    Museu de Arte da Pampulha (MAP) - Fechado para Reforma

    Um dos pontos turísticos mais famosos de Belo Horizonte, o Museu de Arte da Pampulha (MAP) possui curvas que já deram vida a um antigo cassino na capital mineira. Tão logo foi inaugurado, na década de 1940, o local passou a atrair jogadores de todo o Brasil, transformando a vida noturna de Belo Horizonte, movimentando uma região que não era tão povoada. Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer na orla da Lagoa da Pampulha, a pedido do prefeito Juscelino Kubitschek, o museu faz parte do Conjunto Arquitetônico da Pampulha, que inclui a igreja de São Francisco de Assis, a Casa do Baile e o Iate Tênis Clube.
    Endereço: Avenida Otacílio Negrão de Lima, 16585 - Pampulha
    Telefone: 31 3277-7946
    31 3277-7955
    E-mail: map@pbh.gov.br
    Horário de Funcionamento: 3ª a dom. das 9h às 18h.

    Foto: Glenio Campregher.

    Foto: Carlos Avelin.

    Pesquisa e Fotos: Evandro Soares, Wikepédia, Inpa CPCA, Belo Horizonte Minas Gerais Carlos Avelin

    2 comentários:

    1. Obriga Cris, pela matéria. Fiquei muito emocionado, sendo que é a primeira vez que sou foco de uma matéria.
      Parabéns pela iniciativa.
      Seja feliz.
      Um forte abraço.

      ResponderExcluir
    2. Oi Evandro fico feliz por ter gostado da matéria, obrigada pela ajuda, sempre que possível estarei postando história de pessoas como você e a Shirley, siga sempre o blog que estarei sempre atualizando as matérias, abraços a família.

      ResponderExcluir