• Amo Orquideas

  • domingo, 22 de agosto de 2010

    Dica de como Medir a Temperatura do Âmbiente

    Mede-se a temperatura do ambiente com um termômetro normal, em seguida coloca-se um algodão úmido sobre o bulbo do termômetro e espera-se cerca de 10 minutos para equalizar a temperatura (Explicação: o algodão úmido, de acordo com a umidade relativa do ar, perde calor na forma de vapor, abaixando a temperatura do termômetro. Como só vai evaporar a quantidade de água "excedente" no algodão até equalizar com a umidade relativa do ar, fica fácil determinar esta umidade.)
    Você pode ter dois tipos de medição de temperatura do ar( dois valores), um com o bulbo seco( leitura direta do termometro) e outra com o bilbo úmido. depois você vê a diferença entre os valores e consulta a tabela de da tabela em anexo, exemlpo:

    Se a temperatura medida no bulbo seco está na faixa de 25 ºC, e a temperatura do bulbo úmido na faixa de 23 ºC, tenho a diferença de 2 pontos, ao consultar a tabela,você verifica que a umidade relativa do ar está em 84%.
    Para isso você deve ter a tabela de higrômetro digital que funciona perfeitamente, além de ser uma eficiente ajuda no seu cultivo com as orquideas.
    Carlos A. Seixas Barueri - SP

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário