• Amo Orquideas

  • sábado, 14 de agosto de 2010

    Cultivo de Catasetum



    O cultivo das orquídeas pertencentes a esse exótico gênero requer alguns cuidados, que podem determinar o sucesso almejado por todo colecionador: plantas sadias e floridas.
    Um conselho de meu amigo Hans foi muito útil na arte de cultivar Catasetum: "observe sempre, nas exposições, como os outros cultivam suas plantas".
    Partindo dessa premissa, verifiquei que as plantas de Catasetum premiadas em diversas exposições eram cultivadas em potes plásticos (do tipo que acondiciona azeitonas e doces), com alguns furos a dois ou três dedos da base. Por não dispor desse tipo de pote, decidi utilizar garrafas de refrigerante (PET incolor) de dois litros. São mais baratas, e seu aproveitamento é ecologicamente correto.
    O "vaso" de refrigerante deve ser cortado a quatro ou cinco dedos da base e furado na lateral a dois dedos da base, deixando, assim, um espaço no fundo para acumular umidade.
    Além do vaso, outras dicas:

    Drenagem:
    Coloco pedra britada ou caco de cerâmica até a altura dos furos; esse dreno impede que o substrato fique permanentemente molhado.

    Substrato:
    Utilizo normalmente o xaxim, mas estou experimentando a casca de pinus e a fibra de coco.

    Rega:
    É peça fundamental no cultivo de Catasetum, como no de outras orquídeas. No período de repouso, quando as plantas perdem as folhas, faço uma rega leve de vez em quando. No início da brotação aumento a freqüência das regas.

    Adubação:
    Costumo colocar Osmocote 14-14-14 sobre o substrato e, a cada 15 dias, aplico o adubo Peter 20-20-20, alternando com um adubo de floração Peter 10-30-20.
    É bom lembrar que o Catasetum tem um curto período para crescer e armazenar energia para florescer.

    Ventilação:
    O Catasetum prefere ser cultivado pendurado, com bastante ventilação. Já perdi algumas plantas que estava em bancadas.

    Replantio:
    Costumo replantar meus exemplares de Catasetum a cada dois anos. O ideal é que sejam replantados anualmente, já que eles detestam substratos ácidos. Espero sair o broto para fazer o replante, tomando cuidado para não quebrar as raízes novas.

    Divisão:
    Costumo dividi-los quando eles possuem, no mínimo, seis bulbos. Pude notar que assim eles sofrem menos e o risco de perda é menor.

    Luminosidade:
    As catasetíneas são bastante exigentes com a luminosidade; gostam de luz mas não de sol direto. Uso para protegê-las, sombrite de 60%. É bom lembrar, que a quantidade de luz influencia a sexualidade das flores, que podem ser masculinas, femininas ou hermafroditas.
     

    Pesquisa net

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário