• Amo Orquideas

  • terça-feira, 15 de junho de 2010

    Maxilaria schunkeana

    MAXILARIA SCHUNKEANA
    Foto da net
    Habitat

    Habitat: Mata Atlântica, na região sudeste. Tamanho da planta: 10 cm
    Tamanho da flor: 1 cm
    Clima: Moderado
    Epifita, encontrada dentro da mata.
    Cultivo:
    Grau de dificuldade : Fácil
    Não tolera umidade excessiva nas raízes, que apodrecem se ficarem encharcadas.

    Sugestão de substrato: 2 ou 3


    O gênero Maxillaria é uma orquidácea que tem mais ou meno 700 espécies, nativa da Flórida, nos Estados Unidos, América Central, Brasil e nordeste da Argentina, alcançando as Indias Ocidentais. A maioria das espécies é epífita.
    Algumas espécies não toleram perturbações do tipo muda de lugar constante ou manipulação excessiva assim como cortes para mudas. Esses atos frequentes podem estressar algumas espécies.
    Apreciam luminosidade média, mas nunca luz solar direta, originalmente vegetando em florestas úmidas, uma boa umidade ambiente é benéfica ao cultivo.
    A Maxillaria schunkeana é uma das espécies do gênero Maxillaria, endêmica das florestas do Espírito Santo, no Brasil. É conhecida no mundo todo como a ORQUÍDEA NEGRA. Sua cor, tida como negra, na realidade é de um vermelho púrpura tão intenso, escuro, que à primeira vista dá a impressão de tratar-se de uma orquídea negra.
    Sua flor tem apenas um centímetro de diâmetro mais ou menos. Literatura aponta como ideal cultivá-la em esfagno.
    Adapta-se bem plantada em vaso médio, colocando-se no fundo brita para uma boa drenagem, e misturando pedaços pequenos de telha quebrada a pedaços de xaxim. è só mantê-la em local sombreado e não deixá-la sem água por muito tempo.
    Cuidando bem você terá uma bela surpresa, pois ela floresce mais de uma vez por ano.

    Um comentário:

    1. Tenho uma dessas. Coloco pouca água. Acho que por isso suas folhas estão ressecadas. Alguém me ajuda? Li que elas não podem receber muita água, então,acho que estou exagerando na falta d'água.

      ResponderExcluir