• Amo Orquideas

  • segunda-feira, 10 de maio de 2010

    DICAS SOBRE ORQUIDEAS



    DICAS
    Um tema extremamente complexo, esta apaixonante família de plantas, que só por si, daria um Praça da Alegria inteiro!!! Mas não pode ser... Deixo algumas dicas que não passaram no programa e o resto está no vídeo.
    Os Cymbidium sp. (originários da China) são as orquídeas mais cultivadas no nosso país, até como plantas de exterior. Florescem do final do Outono à Primavera. No final do Verão muitas espécies começam a preparar a próxima época de floração. O abaixamento das temperaturas condiciona este processo, bem como a redução de horas/luz. Convém fortalecer as plantas em Agosto com fertilizante específico para a floração, mais rico em fósforo e potássio. Se mudarmos os vasos para um local mais sombrio e mais frio, podemos acelerar este processo.
    Quase todas precisam de porosidade, boa drenagem, arejamento, mas também retenção de alguma humidade, o que pode ser conseguido com a combinação de diversos materiais, sendo os mais comuns a casca de pinheiro (de diversas granulometrias), fibra de coco, perlite, carvão vegetal, leca e musgo. Existem várias fórmulas que se podem adaptar aos sucessos que cada um vai tendo. Existem também no mercado substratos já preparados.
    Os fertilizantes líquidos, de fácil aplicação (folhas e raízes), são os mais utilizados. Juntam-se à água de rega, seguindo as instruções do fabricante ou uma estabelecendo uma fórmula de aplicação pessoal. Fertilização excessiva pode causar danos nas plantas e o aparecimento de doenças. Devem ser fertilizadas em dias claros e luminosos pois a luz potencia a absorção de nutrientes. Existem fertilizantes para crescimento e outros para floração. Após a floração deve fazer-se uma pausa na aplicação de fertilizantes (período de dormência). Os fertilizantes orgânicos sólidos não são os ideais para as orquídeas. Tornam os substratos compactos, impedindo as raízes de respirar, alteram o pH e facilitam a formação de fungos.
    Os vasos de plástico são mais baratos e os mais utilizados. Muitos são transparentes pois as raízes de algumas espécies gostam de apanhar luz. Os orifícios extras são muito importantes já que muitas espécies preferem situações de boa drenagem. O fato de serem transparentes facilita a verificação das raízes. Por serem muito leves, muitas vezes é complicado manter a planta direita. Os vasos de cerâmica (não-vidrada) tem a vantagem de ser porosos e facilitar a evaporação de água de rega. São mais pesados e mais fáceis de manter na vertical quando alojam plantas maiores. Os cestos, de diversos materiais, são muito utilizados para plantas epífitas, com raízes aéreas. Nestes casos o substrato seca com maior rapidez. A escolha do vaso ideal não é fácil, depende do local, frequência de regas, temperatura, arejamento e substrato.
    Pulgões, afídeos, cochonilhas, caracóis e lesmas são pragas comuns. Manter o local de plantação limpo e ter cuidados adicionais quando adquirimos ou trocámos novas plantas, garantindo sempre uma inspecção rigorosa antes de as colocar junto das outras. Muitas vezes conseguimos remover algumas destas pragas manualmente.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário