• Amo Orquideas

  • segunda-feira, 10 de maio de 2010

    COMO CONTROLAR A REGA NAS ORQUIDEAS


    As orquideas gostam de lugares, que sempre tem o solo molhado não gostam de excesso de água,...elas gostam é do ar úmido! Por isso que na natureza mesmo elas no meio dos detritos de folhas podres, elas não dão fungos,e as folhas são sempre verdes e não tem ninguém pra colocar um fungicida, como a umidade do ar, é constante ela só vive da pequena absorção de umidade do ar. É mais fácil...você matar as suas orquideas , por excesso de água do que a falta dela.... elas gostam de ser regadas, só quando estão completamente secas, na hora das regas você pode regar muito.... encharcar elas mesmos, só que o período da outra rega é longo, em relação á última rega.  Excessão para as orquideas que ficam em estufa, como a estufa plástica geram muito calor.... a média das regas é de 3 em 3 dias em tempos secos,e em tempos chuvosos uma vez por semana. As estufas que geram calor são com cobertura plástica, se forem estufas só com o sombrite, as regas podem ser semanais ou quando a planta estiver com o seu substrato completamnete seco ... é o relógio biológico da orquidea é o seu substrato,  que avisa quando já é hora de regar.
    Lembrando também...que no inverno, o ar fica mais úmido naturalmente...isso quer dizer que a planta já abasteceu de água á noite, e as regas tem que ser ainda menos intenças no inverno, as regas devem ser mais prolongadas , em relação uma á outra porque no inverno muitas das orquideas ficam em estado de dormência isso quer dizer, que elas processam  menos água, porque elas não estão em completa atividades, algumas até florem, não com tanto vigor, diferente da floração que dão no periodo do "verão",o frio tende á retardar as suas funções generativas.
    A água para as regas deve ser de preferencia de poço, cacimba, cisternas, nascentes de riachos límpidos,água da chuva,no caso de quem mora em cidade  é ideal equilibrar o ph da água da companhia de abastecimento, porque a água da rua contém muito cloro,e para fazer esse equilibrio use algumas gotas de vinagre que em contado com a água clorada, equilibra o ph da mesma,você consegue mais ou menos esse equilibrio usando 4 gotas de vinagre para cada litro de água. Outra maneira de você saber qual a medida adequada do ph é aconselhavel que o cultivador adquira  um kit–pscina que são composto de  4 ampolas juntas uma da outra, você verá no marcador do  indicador, o ph  indicado,recolha amostra da água e faça o teste como indica o manual do kit-pscina. Assim vc conseguira manter a vida saúdavel de suas orquídeas.
     Texto de Ernani Da Silva Ramos

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário