• Amo Orquideas

  • sexta-feira, 14 de novembro de 2014

    Brassavola Perrine

     Meu bebê floração Outubro/ Novembro 2014


















    Brassavola é um género botânico pertencente à família das orquídeas(Orchidaceae). Foi publicado por Robert Brown em Hortus Kewensis; The second edition 5: 216, em 1813. O nome deste gênero é uma homenagem ao italianoAntonio Musa Brassavola, professor de medicina em Ferrara. Sua espécie tipo é a Brassavola culullata, por R. Brown remanejada do gênero Epidendrum, onde John Lindley a havia classificado em 1763.

    Ficha da planta
    Conhecida como: Brassavola perrinii Lindley 1833 SUBGENUS Sessililabia SECTION Conchoglossa;
    Sinônimos: Brassavola fragrans Lem. 1853;
    Origem: Brasil, Bolívia e Paraguai;
    Planta: Epífita, 20~40 centímetros;
    Flor: 6~8 centímetros;
    Época de floração: primavera e verão;
    Longevidade das flores: 15~20 dias;
    Fragrância: alguns dizem que é forte. Confesso que a minha possui, mas é fraca;
    Luminosidade: média;
    Umidade: média para alta;
    Dificuldade de cultivo: fácil;

    Distribuição
    Este gênero é composto por espécies epífitas, eventualmente rupícolas, decrescimento cespitoso, ou subcespitoso, ascendente ou pendente, ocorrendo da América Central e Caribe ao sul do Brasil.

    Descrição
    Apesar do gênero contar poucas espécies, estas são bastante difíceis de identificar. Conforme a referência que consultemos são citadas de doze a vinte espécies válidas, algumas consideradas válidas por uns, são consideradas sinônimos por outros. As espécies brasileiras, que se dividem em três grupos, com poucas exceções, são muito parecidas e suas flores praticamente iguais. A variação que se encontra é tão pequena que poderia ser considerada variação dentro de uma mesma espécie. Alguns dos critérios utilizados para separa-las são observar a morfologia vegetativa, seu tamanho, número de flores, e principalmente saber sua procedência. Enfim, os taxonomistas não concordam e não se chega a uma classificação confiável. Reduzimos aqui as espécies citadas às espécies válidas mais prováveis, mas algumas dessas podem ser sinônimos.
     São por plantas de pseudobulbos cilíndricos quase imperceptíveis pois sua única folha constitui-se em um prolongamento roliço do mesmo e com ele se confunde, esta é mais ou menos longa e acuminada, ereta ou pendente. Da base das folhas, e mais curta que estas, brota a inflorescência com uma a muitas flores brancas, ou de tons pálidos de creme ou verde, de labelo branco com ou sem mancha amarela ou esverdeada junto à base, que abrem simultaneamente, algumas muito perfumadas durante o fim da tarde e início da noite, vagamente lembrando limão.
     As flores têm pétalas e sépalas muito estreitas, lanceoladas ou falciformes, bastante acuminadas, em rega bem abertas e de formatos parecidos. O labelo destaca-se muito, é amplo, simples, levemente côncavo, em algumas espécies com extremidade acuminada, ou margens serrilhadas.

    Preocupando-nos apenas com sua morfologia, podemos dividi-las em quatro grupos principais:

    • Grupo da Brassavola reginae, que são plantas eretas e pequenas com poucas flores pequenas de labelo aveludado;
    • Grupo da Brassavola cucullata, de flores longamente acuminadas com labelo algo serrilhado, e folhas compridas e pendentes;
    • Grupo da Brassavola nodosa de diversas flores bem formadas, esverdeadas de labelo branco e plantas bastante robustas eretas e curtas;
    • Grupo da Brassavola tuberculata com folhas pendentes e enorme quantidade de flores perfumadas de cores pálidas e tamanho médio.
    Pesquisa Internet wikipédia e outras



    Nenhum comentário:

    Postar um comentário