• Amo Orquideas

  • sábado, 5 de abril de 2014

    Cattleya floração Abril 2014


    Minha bebê esta linda muito florida estava lembrando quando a ganhei da minha tia Zuleika ela dava apenas uma haste floral por ano, e agora veja como esta, é muito diferença, suas flores abriram essa semana, e minha tia veio aqui em casa hoje, e quando ela viu ficou maravilhada e me disse: "Que diferença quando você da amor e carinho, cuida, coloca abudo, é outra planta agora, muito linda". A minha linda esta com 16 flores  essa foi até agora a sua maior florada, espere que ela se supere o próximo ano, porque ela consegue me surpreender a cada ano. "AMO MUITO ESSAS RAINHAS"



    Cattleya é o gênero de orquídea mais conhecido em todo o mundo,são muitas variedades e formas, foram desenvolvidos tantos híbridos que fica até difícil escolher apenas um na hora de fazer uma compra.Com tanta diversidade de híbridos e espécies dentro desse gênero fica difícil uma identificação e classificação.A maioria das espécies de Cattleyas são naturais do Brasil( cerca de 30 espécies), e as demais são originárias de outros países da América Latina, Central e México. Elas são encontradas naturalmente em florestas tropicais, não são encontradas em regiões muito frias do continente.




    Cultivo: As Cattleyas são orquídeas epífitas, e precisam de ambientes com alta luminosidade, podendo ter sol direto em algumas horas do dia, mas você deve evitar deixá-las pegar o sol direto do meio-dia. A temperatura média ideal para elas é de 23 a 27 graus Celsius, mas em geral elas toleram bem temperaturas mais altas, desde que a luminosidade seja reduzida e a umidade do ar seja mais alta. A umidade relativa do ar ideal para essas orquídeas é de 50 a 80%. Caso a sua região seja muito seca a umidade do ar por ser elevada colocando-se pratos com cascalho molhado ao redor da planta.Para regar Cattleyas adultas devemos deixar o substrato secar bem antes de regar novamente. Repetindo o que alertamos no nosso guia de cultivo, o excesso de água geralmente as mata mais do que a falta. As mudas já precisam de mais regas, mantendo o substrato levemente úmido.A adubação é bem vinda, mas não essencial quando temos um substrato de boa qualidade nutricional. Para as Cattleyas, podemos utilizar substratos como o esfagno, a fibra de coco, a casca de pinus, ou mesmo a mistura de pedra britada e carvão. Como adubo, utilize de preferência adubos específicos, seguindo as doses e épocas de aplicação nas embalagens. Quando aplicado no vaso, nunca coloque o adubo próximo demais à base da planta, pois ele pode causar “queimaduras” na planta.


    Troca de vaso: O vaso deve ser trocado quando as raízes da Cattleya estiverem saindo excessivamente para fora do vaso. Lembre-se de que suas raízes gostam de ar, e naturalmente algumas raízes crescerão para fora do vaso, sem que necessariamente o vaso tenha de ser trocado. Outro critério que consideramos melhor é trocarmos o vaso quando a drenagem da água no substrato começar a ser comprometida, o que é um indicativo de excesso de raízes. Mas lembre-se: troque de vaso preferencialmente após a floração.

    Prendendo em árvores: Por serem epífitas, as Cattleyas podem também ser presas facilmente em árvores, amarrando-se as mesmas ao tronco da árvore. Para isso, é melhor envolver suas raízes em um pouco de fibra de coco, para que ela se fixe mais facilmente e a umidade seja mantida.

    Propagação: As Cattleyas podem ser multiplicadas em casa pela divisão dos bulbos.  Lembre-se de deixar ao menos 3 pseudobulbos para cada planta dividida. Comercialmente elas são normalmente multiplicadas por micropropagação, gerando plantas clones. 





    Nenhum comentário:

    Postar um comentário