• Amo Orquideas

  • quarta-feira, 19 de março de 2014

    Phalaenopsis Origem e Cuidados




    Minha Phal floração fevereiro esta linda aberta a um mês, estou a muito tempo sem orquídeas novas estou precisando ando sentindo falta das minhas meninas.
    É através do seu cuidado e amor a elas que elas se desenvolve e lhe agradam com belas florações.


    Minhas meninas
                        Minha vida
                                   Meus bebês... .
     A Orquídea Phalaenopsis é muito linda e
     seu gênero foi criado por volta de 1825 por Karl Ludwig Von Blume, o nome desse gênero foi escolhido a partir de duas palavras gregas "Phalaina" que quer dizer: (falena, mariposa) e "Ópsis-eos" que quer dizer: (visão, ação de ver), Karl comparou suas flores com as asas de mariposas. Entre 1741 a 1750 o botânico holandês Georg Ebehard Rumf descreveu a Phalaenopsis Amabilis.




    Hoje estão catalogados cerca de 50  espécies do gênero Phalaenopis a maioria epífita e ocasionalmente litófitas.
    Sua distribuição é por Ásia tropical, sudeste da Índia e Nepal, norte da China, Nova Guiné, Taiwan, Austrália e Filipinas onde se concentra a maior riqueza de Especies Nátivas.


    Características: A Phal apresenta caule nulo com folhas largas onde são armazenadas suas reservas de nutrientes, contem raízes longas e grossas,  orquídea de crescimento sucessivo. Na época de floração seu caule solta uma haste floral longa onde em sua extremidade nascem os botões de flores.

    Substrato: As minhas Phal estão plantadas em uma mistura de casca de pínus, carvão vegetal e pedacinhos de isopor para manter a umidade. Também pode ser utilizado fibra de coco desidratado, casca de açaí  carbonizada e casca de arroz carbonizado. O vaso deve ter uma leve umidade mas não excessiva pois o excesso de aguá poderá causa a podridão negra na planta uma doença que lerá a morte de sua planta.

    Local de Cultivo: Essa espécie pode ser cultivada em vários locais como apartamentos,  casas, escritórios,  é ideal para ambientes fechados, desde que o local escolhido tenha o minimo de ventilação natural e principalmente uma boa iluminação indireta, e que esteja exposta a um  minimo de luz solar filtrada entre 7:00 e 9:00 da manhã, ou na parte da tarde entre 16:00 até as 18:00 o anoitecer. 
    Elas se desenvolve muito bem  ficam próximas as janelas( muitos a chamam de orquídeas de janela) por se adaptarem muito bem  nesses locais. Podemos observar as phal em seu habitat natural onde elas são encontradas facilmente em baixo das copas das arvores pois elas vegetam em baixas altitudes como em florestas tropicais Asiáticas onde sua temperatura varia entre 28 a 35ºC durante o dia  e sua temperatura a noite fica entre 20 e 24ºC. No seu habitat a luminosidade é filtrada pelas copas das arvores e não tem altas incidências de sol diretamente nas flores, e quando chegam a ter uma incidência  solar direto em suas folhas, recebem o sol mais fraco, o sol do amanhecer e do anoitecer.

    Regas e Adubação:  A orquídea Phalaenopsis se desenvolve bem com boa umidade ambiente, seu vaso de ser bem ventilado e com ótimo escoamento de água para que seu substrato não fique encharcado. As regas variam de acordo com a necessidade da planta e do ambiente em que ela esteja, as minhas estão na varanda, em épocas de calor faço regas duas vezes por semana, e no período de inverno  uma vez por semana. Conheço pessoas que fazem regas todos os dias pela manhã e suas plantas tem um ótimo desenvolvimento. De preferencia por fazerem regas no começo da manhã ou no começo do anoitecer pois nesse período é quando os estômatos das orquídeas que são micros orifícios que se localizam na parte de baixo das folhas estão abertos onde podem receber a umidade do ambiente, água e nutrientes, o mesmo ocorre com os velames micros poros que compõem todo o enraizamento da planta.
    Bom vocês já perceberam que em seu habitat natural as Phalaenopsis ficam fixa nos troncos das árvores mas sua posição é inclinada para baixo? Pois é  a natureza se encarrega da preservação dessa especie, vou explicar com a planta inclinada com suas folhas para baixo evita o acumulo de água na junção de suas folhas evitando assim o apodrecimento da mesma, assim ela não sofre com a água da chuva nem com a irrigação feita por aspersores. 
    Quanto a adubação podemos dividir em duas
    fase(adubação de manutenção) e a (adubação de crescimento). 
    Na adubação de manutenção algumas pessoas usam Adubo Cristalizado Solúvel em Água além dos nutrientes contidos em sua formula eles devem ter os seguintes nutrientes macronutrientes N-P-K na formulação 10-10-10 ou 20-20-20. Quanto a adubação de floração sua composição muda para reforço maior em Fósforo (P) e pouca coisa a mais em Potássio (K) válido para a maioria das orquídeas  formulação 10-30-20.
    Não se desespere em na sua cidade você não encontrar produtos com essa formulação, compre o que você encontrar desde que tenha proporções parecidas mesmo que seus números sejam  reduzidos, no interior do Brasil encontramos facilmente esses produtos com os números reduzidos isso em lojas de jardinagem ou produtos agrícolas.
    Também tem a Adubação Orgânica composta pela mistura de torta de mamona substituindo o Nitrogênio (ureia) químico (N), a farinha de osso ou de ostras substituindo o Fósforo (P) e cinzas de madeiras diversas no lugar do Potássio (K), são excelente variantes para adubação das orquídeas.
    Apesar de orgânicos esses componentes devem ser usados com o mesmo cuidado que usamos a adubação química,  devemos usar em pequenas doses evitando assim danos que podem causar as plantas por excesso de produto. 

    Vamos falar de um modo simples, quando comprar seu produto olhe as instruções contidas na embalagem, se nela estiver pedindo para você usar uma colher de chá para um litro de água diminua para uma colher de café, se você usar o medidor maior que vier na embalagem aumente para três vezes mais a quantidade de água. 
    Essa mistura deve ser  guardada em garrafas pets deixadas em locais frescos sem incidência do sol, regue a planta apenas uma vez ao dia para evitar a super dosagem, não esqueça de agitar a garrafa antes para que haja a misturas dos nutrientes toda vez que for usa-la.

    Floração:  As Phal apresenta flores glamurosas bem coloridas, com variação do abranco ao vermelho passando por amarelos e tons creme-esverdeados, roxos, flores com listras, pintadas e uma enorme variedade.Elas podem apresentar diferentes forma isso vai depender da sua origem genética, do cruzamento das especies escolhida para formação de uma nova planta.Seu perfume é quase imperceptível, as minhas quando florem eu não corto sua haste floral a ponto de retira-la, apenas faço uma leve poda e passo canela para cicatrizar a planta evitando os fungos e bactérias, mantenho a haste floral pois depois de um tempo elas florescem novamente na mesma haste e as vezes libera uma segunda haste floração. Na haste cortada borrife água filtrada com complexo vitamínico B, ou hormônio  enraizador( Tiamina de Boro ou 2 comprimidos de Benerva esmague os comprimidos até dissolve-los e coloque em um litro de água - e ácido giberélico). Assim você terá novas mudas de sua Phalaenopsis destaque os novos brutos quando eles tiverem no minimo duas folhas e raízes replante como desejar.


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário