• Amo Orquideas

  • sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

    Como lavar as orquídeas para retirar as conchonilhas

    Oi vamos lá amigos com uma dica, eu estava observando minhas orquídeas e vi que algumas estavam com conchonilhas de carapaça, então separei cada uma para poder limpa-las e deixar longe das outras sem que esse problema se espalhe. Veja a foto de como elas estavam.



    Identificado o problema agora tem que recupera-las para que possam estar saudáveis, separe uma escova de dente, uma balde com água e sabão liquido neutro ou detergente neutro.

    Dilua no balde com água o detergente, mas pouco para que você não mate a planta pois é um produto químico, é muito mais água do que detergente,e comece a lavar as folhas das orquídeas, esfregando bem mas com delicadeza para que não a machuque.
    Veja a foto.



    Faça esse processo em toda a planta até que você verifique que não existam mais conchonilhas, após ter feito o processo todo lave muito bem a planta com água  abundante para que não fique com sabão e não acabar matando a planta, ela deve ficar dessa maneira. Veja a foto.





    Após ter lavado toda a planta você vai aplicar ou óleo de Neem ou aplicar algum defensivo que você gostuma usar, coloque luvas e aplique longe da planta, não faça como a ilustração da foto, pois o produto é químico e pode te prejudicar eu fiz a foto apenas para vocês verem que é preciso aplicar o defensivo.





    O produto que eu costumo usa é esse mas isso não significa que você tenha que usar o mesmo produto, pode usar o que é de sua confiança e lembre-se de usar sempre as luvas.


    Deixe as plantas separadas das outras pois você vai observa-lá mantenha de quarentena em um local bem arejado que tenha uma boa incidência de luz, cuidado com as regas.
    Espero que vocês gostem de mais essa dica, muito obrigada por estarem sempre comigo nesse nosso cantinho que é  mais do que especial.

    Fotos e matéria Sandra Cristina M. Parra (CRIS PARRA)

    3 comentários:

    1. Gostei da dica, sou novata no cultivo de orquídeas, e não sabia como eliminar. Apenas separei as plantas, mas agora sei como devo proceder. Valeu! Abraços

      ResponderExcluir
    2. Oi Linda espero que essa dica seja se grande valia pra vc, fica com Deus bjs

      ResponderExcluir