• Amo Orquideas

  • segunda-feira, 26 de setembro de 2011

    Leptotes bicolor


    Meu bebe lindo minha varanda mais florida

    Leptotes bicolor é uma espécie de orquídea epífita de crescimento cespitoso que habita áreas mais secas da mata atlântica da Bahia ao Rio Grande do Sul, no Brasil e também o leste do Paraguai. São pequenas plantas, que pela morfologia vegetativa poderiam ser comparadas a pequenas Brassavola, devido a suas folhas roliças. No entanto, apesar desta semelhança, são relacionadas mais proximamente à Loefgrenianthus e Pseudolaelia e Schomburgkia. É a espécie-tipo do gênero Leptotes e a com mais ampla dispersão.
    Apresentam rizoma curto e pseudobulbos muito pequenos que quase imperceptivelmente prolongam-se em uma longa folha carnosa teretiforme, ereta ou pendente, que apresenta um sulco mais ou menos profundo na face. A inflorescência é apical, curta, e comporta de uma a diversas flores grandes se comparadas à dimensões da planta, mas pequenas quando comparadas às orquídeas mais frequentemente cultivadas. As flores apresentam-se meio tombadas, em algumas espécies formando conjunto de aspecto muito vistoso. As flores geralmente são de coloração brancas, com labelo manchado de púrpura ou lilás. As pétalas e sépalas são parecidas, o labelo é trilobado, possuindo garras que se prendem aos lados da coluna. Esta é curta e possui seis polínias de tamanhos desiguais, quatro grandes e duas pequenas.
    Pertence ao grupo de folhas longas, e flores estreitas. Pode ser reconhecida por sua floração geralmente abundante, de flores estreitas com segmentos brancos e labelo púrpura vivo, sendo a mais vistosa das espécies.
    Leptotes bicolor
    Leptotes bicolor 097.jpg
    Classificação científica
    Domínio:Eukaryota
    Reino:Plantae
    Divisão:Magnoliophyta
    Classe:Liliopsida
    Ordem:Asparagales
    Família:Orchidaceae
    Subfamília:Epidendroideae
    Tribo:Epidendreae
    Subtribo:Laeliinae
    Género:Leptotes
    Espécie:L. bicolor

    Nome binomial
    Leptotes bicolor
    Lindl. 1833
    Sinónimos
    Tetramicra bicolor (Lindl.) Rolfe 1883
    Leptotes serrulata Lindl. 1838
    Leptotes glaucophylla Hoffmanns. 1843
    Tetramicra serrulata (Lindl.) G.Nicholson1887
    Pesquisa Wikipédia


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário