• Amo Orquideas

  • sábado, 6 de agosto de 2011

    Cientistas descobrem novas espécies de orquideas na floresta de Papua Nova Guiné, Pesquisa divulgada pela BBC BRASIL.COM


    Boca aberta 
    Boca aberta 

    Cientistas trabalhando com a organização ambientalista internacional World Wildlife Fund (WWF) descobriram espécies impressionantes de orquídeas nas florestas de Papua Nova Guiné. Segundo os pesquisadores, oito delas são novas espécies. Outras 20 também podem ser desconhecidas.

    As descobertas incluem a Cadetia kutubu, que ganhou o nome graças ao Lago Kutubu na região onde foi encontrada.


    Estrela solitária

    A Papua Nova Guiné é incrivelmente rica em orquídeas. Das cerca de 25 mil espécies conhecidas no mundo todo, 3 mil são nativas do país.

    Esta delicada orquídea, em forma de estrela, é uma espécie nova da Taeniophyllum e ainda não foi nomeada. Com esta, a Papua Nova Guiné terá mais uma orquídea nativa em sua lista.

    Lago



    O Lago Kutubu na região de Kikori, Papua Nova Guiné - onde as novas espécies foram encontradas - é internacionalmente reconhecido por sua importância biológica. A área é o lar de aves-do-paraíso, da ave da Austrália, o casuar gigante e o canguru das árvores.

    A Papua Nova Guiné, província indonésia da Papua, e o vizinho Bornéo, são partes da região mais promissora do mundo para a descoberta de novas espécies.



    Aurora vermelha

    Esta nova descoberta é integrante da família Dendrobium (D. cuthbertsonii). A maioria das espécies integrantes desta família vive em árvores e não no chão.


    Os criadores conseguiram desenvolver muitas variedades artificiais de Dendrobium, incluindo a kimilsungia, que foi batizada em homenagem ao líder da Coréia do Norte.


    Epetáculo
    As cores desta espécie são brilhantes, a estrutura impressionante, nem mesmo os melhores artistas que modelam vidros em Veneza, Itália, poderiam criar algo tão delicado quanto a Dendrobium spectabile.

    O nome já diz tudo


    Cientista Wayne Harris

    Classificando as descobertas

    Um dos cientistas que lideram a pesquisa é Wayne Harris, do Herbário de Queensland na Austrália.

    Ele também fez as fotos das orquídeas usadas nesta galeria. Wayne Harris descreve a Papua Nova Guiné como uma "mina de ouro incrível para orquídeas".


    Planta pavão

    A família das orquídeas ostenta muitas das mais espalhafatosas flores entre todas as plantas e a Bulbophyllum masdevalliaceum é um exemplo disto.

    Mais de 1,8 mil espécies de Bulbophyllum foram descritas no mundo todo, mas a Papua Nova Guiné é "seu lar evolutivo", contendo um terço das espécies conhecidas.


    Cara de peixe


    Pesquisa da Net pela BBC BRASIL.COM



    4 comentários:

    1. tenho uma orquidea que eu considero rara mais nunca ví em lugar algum sua flor é cor de rosa e seu miolo é amarelo o meu ginecologista que é colecionador me disse que se chama paulistinha esse ano acredito que floriu umas 100. gostaria de mais imformaçoes.

      ResponderExcluir
    2. Oi como vc se chama? Meu nome é Cris, se for possivel tem como vc me enviar fotos dessa orquidea para que eu possa ver, e assim passar sobre ela a vc. O email é: sancryss2@gmail.com , desde já agradeço a sua atenção obrigada.

      ResponderExcluir