• Amo Orquideas

  • sábado, 20 de agosto de 2011

    Coelogyne flaccida


    Ganhei da minha vizinha sexta feira muito linda, amo muito!!!!

    A Coelogyne flaccida é  de gênero asiático com mais ou menos 170 espécies, ela necessita de substrato que retenha um pouco de umidade por maior tempo. Seu periodo de floração é no inverno e primavera,suas flores são  de 3 a 4cm em hastes pendentes de 15 a 20cm. Tem um aroma muito forte. Sombreamento 50% e de fácil cultivo.
    É uma planta epífita, ou às vezes humícolas. Os pseudobulbos são em geral, ovóides a cônicos de 5-12 cm  dos bulbos recém formados, pendentes com numerosas flores esbranquiçadas, podendo apresentar também nas cores mais rosadas ou mais creme. Muito confundida com a Coelogyne tomentosa.
    Como toda Coelogyne necessita de muita água e altura, portando normalmente duas folhas lanceoladas e coriáceas. É uma planta  de origem nativa de floresta de clima temperado do Nepal, Norte da Índia / Sul da China, Mianmá, Láos e Tailândia.

    Floração: 
    No Brasil ocorre no final do verão. 
    As flores abrem simultaneamente e possuem um forte cheiro cítrico, muitas pessoas acham que o cheiro é parecido com o da urina de vaca ou coisa parecida. Se adapta a quaisquer tipos de vasos, desde que respeite as necessidades da espécie. 

    Cultivo:
    Para a maioria das Coelógynes, sugerimos cultivar em vasos ou caixeta de madeira desde que deixe muito espaço livre para a planta crescer por alguns anos. 
    Não toleram replantes e evite fazer divisão para produção de mudas, sendo que em alguns casos, deixam de florescer por até 2 anos. Somente replante quando achar que a planta está muito amontoada no vaso.


    Substrato: 
    Suportam quaisquer tipos de substratos, mesmos aqueles que já estão ácidos. Use os que conservem bastante umidade, que permitam grande aeração e que proporcione ótima drenagem. 
    Uma alternativa que pode ser usado é a Fibra de coco misturado com casca de pinus, porem deve ser suplementado com mais fertilizantes (uso racional). 

    Iluminação: 
    Durante o inverno fornecer o máximo de sol que a planta pode suportar sem que se queime, principalmente na época de brotação, mas cuidado. Demais época, luz indireta moderada. 

    Adubação: 

    Temos o seguinte costume: a planta não cresce e nem floresce, adubo nelas, achando que, como num passe de mágica a planta fique lindona e com bela floração. Nem sempre é assim, devemos analisar se estamos dando as condições mínimas para que ela se desenvolva satisfatoriamente. Evite adubações milagrosas, não existem. 
    Para esta Coelogyne, pode ser usado o mesmo adubo de uso comum a todas as plantas, aplicações constantes ou periódicas, desde que usado com cautela e sem exageros, principalmente na época de brotação. 

    Pragas e doenças: 
    Pragas: Normalmente a planta é tolerante a insetos sugadores, caso apareça, aplique um inseticida caseiro (cuidado no manuseio). 
     Normalmente podem aparecer pintas negras ou machas negras nas folhas, indicando excesso de umidade ou outro tipo de fungos. Neste caso, isole a planta e aplique um fungicida de seu conhecimento 

    Dicas de cultivo: 
    Para a maioria das Coelógynes, sugerimos cultivar em vasos ou caixeta de madeira desde que deixe muito espaço livre para a planta crescer por alguns anos. 
    Não toleram replantes e evite fazer divisão para produção de mudas, sendo que em alguns casos, deixam de florescer por até 2 anos. Somente replante quando achar que a planta está muito amontoada no vaso. 



    Pesquis net

    Um comentário:

    1. Ganhei uma muda dessa planta , será que vinga ? plantei-a numa garrafa pet , com areia , depois brita , substrato para orquidea por ultimo coloquei terra estercada .

      ResponderExcluir