• Amo Orquideas

  • sábado, 30 de julho de 2011

    Bulbophyllum medusae


    A orquidea Bulbophyllum medusae , leia-se “bulbofílum meduse” ou Cirrhopetalum medusae é considerada o sonho de consumo de todos orquidófilos.
    Sua origem é da Tailândia, Borneo e Filipinas, é uma planta epífita onde a floração é de março a setembro, ela se bem cultivada pode florescer mais de uma vez ao ano, deve ser cultivada em vasos abertos tendo sempre o cuidado de não deixar os bulbos se cruzarem para que não haja o entrelaçamento dos longos e delicados fios formados pelas longas sépalas laterais com mais de 20 cm de comprimento, evite correntes de ar e ventos forte quando a planta estiver florida. Gosta de  clima tropical quente e úmido. Seu cultivo deve ser a meia sombra em ambientes ventilados. Você já pensou porque essa orquídea recebeu esse nome? Ela recebeu esse nome popular Orquídea Medusa – em alusão ao formato da cabeça de Medusa a criatura da mitologia Grega, um monstro horrendo (górgona), de aspecto assustador com dentes de javalí e cabelos de serpente e que não podia ser encarado por ninguém, os que o fizessem, fossem pessoas ou animais, transformar-se-iam em pedras. Medusa teria sido uma linda moça cujos cabelos era o que tinha de mais precioso e ao competir com a deusa Minerva, por ela foi castigada, transformando suas melenas em serpentes sibilantes. 
    Essa é uma história da mitologia bem grande passei apenas um trexinho dela.


    Gênero: Bulbophyllum Thouars. Atualmente reclassificada no gênero Cirrhopetalum;

    Espécie: Bulbophyllum medusae (Lindl.) Reichb.f. – reclassificada tornou-se Cirrhopetalum medusae – dessa forma são sinônimas e ambos os nomes são válidos, mas prevalece este último.

    Adubação: substrato próprio para orquídeas e adubações quinzenais com NPK 20-20-20. Uma dica faça adubações a cada dois meses com adubos orgânicos do tipo bocache.


    Acredita-se que o gênero Bulbophyllum abranja em torno de 1.000 a 1.200 espécies (essa B. medusae é uma delas), vegetando em florestas tropicais, do sudeste da Ásia, particularmente da Nova Guiné.


    Essa planta é do meu amigo Denis Nobrega Antoniassi o Doutor Orquídea do Orquídario Mania de Verde, lá você encontra plantas de ótima qualidade


     Matriz localizado em Atibaia com sede em Guarulhos  telefone comercial: 2358 3428


    Site do Orquidário Mania de Verde 

    http://orquidariomaniadeverde.elo7.com.br/    
    www.orquidariomaniadeverde.blogspot.com


    e-mail:
    YAHOO:orquidariomaniadeverde@yahoo.com.br    

    HOTMAIL:orquidariomaniadeverde@hotmail.com




    Nenhum comentário:

    Postar um comentário