• Amo Orquideas

  • sábado, 25 de setembro de 2010

    A descoberta de um novo patógeno que afeta orquídeas NEA



    A descoberta de um novo patógeno que afeta orquídeas NEA


    Por sua beleza, cor e raridade de algumas estruturas florais, orquídeas são uma das mais admiradas e flores colhidas em várias partes do mundo desde a antiguidade. No entanto, muitas vezes, a aparência da espécie podem ser prejudicados pela presença de fungos e outros patógenos que podem eventualmente causar a morte da planta. A pesquisa realizada por profissionais da Faculdade de Ciências Agrárias UNNE detectado um novo patógeno fúngica que afeta orquídeas NEA, o fungo do microorganismo Curvularia, gênero que normalmente afeta a grama (relva), mas através deste trabalho poderia também detectar a sua presença nestes fascinantes flores plantas.
    Fotos a cima:

    -Geral da Informação, 14/07/2010 | 17:08 hs
    "Em 2009, em estufas de Corrientes e Formosa (Argentina), amostras de orquídeas apresentam sintomas muito agressiva da doença foliar, que causou manchas foliares e da destruição dos corpos", disse ele à revista Ciência e Técnica Engenheiro Agrônomo UNNE Maria G. Cabrera. "Observações microscópicas revelaram a presença de um fungo com características do gênero Curvularia Boedijn. Vários fungos são listados pela USDA (U. S. Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), afetando orquídeas nativas do país, mas não houve outras referências que afectam orquídeas Curvularia no exterior e também na Argentina ", acrescentou depois. Portanto, o objetivo do trabalho, realizado juntamente com Silvia Meyer, o Presidente da Patologia de Ciências Agrárias, foi determinar o patógeno causa afectam orquídeas no Nordeste.
    O processo. Para realizar um trabalho científico, ambos pesquisadores coletaram amostras de folhas Chyong Brassolaeliocattleya Guu Tentilhão "Ta Hsin 'com sintomas, o" ouro verde do jardim de orquídeas "da cidade de Clorinda, na província de Formosa. Exemplos de outras espécies e variedades de orquídeas em estufas foram adquiridos a partir das cidades de Santa Ana de los Guacara e na cidade capital da província de Corrientes
    No total, cerca de...
    20 amostras foram examinadas ao microscópio e do microscópio. "As primeiras amostras foram examinadas ao microscópio estereoscópico e, em seguida, cortes histológicos de tecidos doentes foram analisados com um microscópio composto (400x). Depois de lavar as folhas com água e desinfetar a superfície com ° álcool a 70, passamos a transportar esse material para um ágar de cultura artificiais. Isto é, um pedaço de tecido vegetal com sintomas da doença em condições assépticas placas estão disponíveis em um ambiente artificial onde o organismo vai desenvolver associados aos tecidos doentes. Desenvolvido colônias dessas culturas são então analisadas ", disse o profissional.
    "Inoculações experimentais foram realizados com culturas de 5 dias, com colônias do fungo serviu como inóculo. Parte dessa cultura foi aplicado em folhas de plantas sadias de orquídea, sob a forma de pequenos discos sobre as folhas foram fixados com fita adesiva transparente. Algumas folhas estavam feridos ligeiramente agulha histológica e marcados com pequenos sinais. Eles pegaram os controles correspondentes. As plantas foram cobertas com sacos de polietileno e incubados em condições de laboratório por 72 horas. Além disso, descreveu a estrutura dos fungos isolados foram consultados para identificar trabalhos específicos de micologia taxonômico ", lembrou o professor titular da cadeira acima.


    Sintomas. Os sintomas foram analisados orquídeas castanha manchas foliares, extensivo, cobrindo até 70% da folha. O citoplasma dos tecidos foi observada oxidado e deprimido, mais pronunciado na superfície superior da folha. Além disso, foi observada clorose na metade superior das folhas afetadas com pontuações pequenas e numerosas, listados Cabrera.
    "As plantas se deterioraram rapidamente. As inoculações foram positivas e, após 10 dias, os sintomas em feridas folhas, indicando a necessidade de penetração do patógeno bilhetes. houve crescimento de colônias foram desenvolvidos Curvularia chegando a 5 cm de diâmetro na semana procurando cinza escuro feltro, com as costas de uma placa preta, então plotados.
    Ele também descreveu que "as hifas são escuros, septadas e ramificadas. Conidióforos (hifas férteis que produzem conídios ou esporos assexuais), também são escuros, o crescimento, septados sympodial baixo. "Esses fungos têm curvas conídios caracteristicamente crescente, portanto, tornar-se seu nome". A célula central dos conídios é maior e irregular, além de ter muito escuro, mentir para as outras células estão mais claros. Estas características e ações das suas estruturas foram consistentes com a descrição de Curvularia lunata (Wakker) Boedijn (1933).
    A presença de Curvularia em plantas de orquídea nas cidades de Clorinda, Corrientes e Santa Ana, causaram uma grave mancha foliar e destruir órgãos. "O fungo foi identificado como Curvularia lunata e este é o primeiro relatório do patógeno afetando as orquídeas na Argentina", observou o agrônomo que desenvolveu este trabalho no âmbito do projecto de investigação intitulado "Problemas da planta de colheita regional, vasos de plantas ornamentais e flores cortadas. "


    A intervenção humana. "Curvularia é um patógeno conhecido de gramíneas, mas as mudanças na ecologia que faz o homem, os efeitos observados em outras plantas. Talvez antes de sua audiência, mas agora são mais visíveis ", argumentou Cabral enquanto ele deixou claro que se as condições são muito ambiente úmido, estes fungos são cada vez mais agressivo, até mesmo" pode causar necrose da flor ".
    Perante esta situação, o conselho profissional aos produtores é implementar uma gestão culturalmente adequadas para preservar a planta. Tais como o manejo da irrigação e arejamento das estufas você ", para as plantas separadas de acordo com os tipos e espécies de água e os de acordo com a exigência de cada espécie. Em geral, o risco é excessivo e há muita umidade é gerado ", observou. O saneamento das partes doentes eo local também é muito importante.
    "Se não há nenhum controle visível com estas medidas de gestão cultural, devemos ver a possibilidade de utilizar produtos químicos", disse o profissional como uma opção de último recurso. "O problema é que até agora não indicou nenhuma produtos específicos para as orquídeas, mas sim de rosas e outras espécies de plantas com flores, por isso alguns produtos utilizados pelos agricultores pode tornar-se fitotóxicos em orquídeas."

    Tradução Sandra Cristina M.Parra Pesquisa net Texto Original em Espanhol

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário