• Amo Orquideas

  • terça-feira, 27 de julho de 2010

    A EMBALAGEM PET NA UTI

    A embalagem PET na UTI 

    Edgard S. Miranda
    esmiran@msn.com
    Sempre que tratar de orquídeas, principalmente as que estão com problemas de pragas, doenças,cortes ou são muito novinhas ainda e que podem ser facilmenmte atacadas por fungos, bactérias, etc. procure usar luvas. 
    Deixe á mão tudo o que você vai precisar para tratar da sua planta. 
    1 - a propria planta 
    2 - A estufa (garrafa ou outra embalagem PET que será usada como uma mini-estufa) 
    3 - O suporte da planta (garrafa pet pequena) 
    4 - O substrato que vai conter os nutrientes (pode ser esfagno ou qualquer outro a sua escolha que retenha líquidos mas não em demasia) Tem que estar préviamente esterilizado. 
    5 - Solução de cloro a 5% (50ml de cloro em 1 litro de água) 
    6 - alcool 
    7 - pasta ou outro produto para curar cortes (Se não tiver, utilize a receita da pasta curativa listada no final) 
    8 - 1 litro de água destilada ou mineral ou filtrada 
    9 - Biofert Raiz 
    10- Adubo Dyna-Gro 10-5-5 ou Peters 30-10-10 
    11- Adubo Biovim 
    12- Super Thrive 
     

    Para fazer a estufa, corte 2 garrafas PET transparente cristal que tenha o corpo liso na parte de cima, onde começa a parte lisa da garrafa. 1 será a parte inferior e a outra a parte superior que, emborcada deverá ser colocada dentro da outra 1 ou 2 centimetros da borda, devendo ficar bem justa sem nenhuma dobra ou ondulação onde possa entrar o ar. 
    Para o suporte usar uma garrafa PET no mesmo estilo das anteriores porém cortar tanto em cima como embaixo, ficando com um cilindro PET transparente. 
    Lave bem a mini-estufa e o suporte da planta com a solução de cloro a 5% e depois com alcool...
    Lave a planta com a solução de cloro a 5% e em seguida com água pura 
    Se a planta tiver algum corte passe uma camada bem leve de pasta curativa 
    Misture 3 ml de Biofert raiz + 3 ml de adubo Dyna-Gro ou 1 colher de café de adubo Peters + 5 ml de adubo Biovim + 1 ml de Super Thrive + 1 litro de água para fazer a solução nutritiva 
    separe a quantidade de substrato que vai utilizar coloque numa vasilha (previamente lavada com clóro e álcool) e cubra com a solução nutritiva. deixe ficar por 1 a 2 horas. (Não jogue fora o que sobrar da solução). 
    Aperte o substrato com a mão até escorrer todo o excesso de solução (deve ficar molhado mas não pingando e nem escorrendo) coloque no fundo da embalagem. Coloque o suporte da planta sobre o substrato bem no centro. Posicione a sua planta de maneira que ela fique suspensa sobre o substrato, sem encostar nas laterais da embalagem porem que fique firme no lugar. Qualquer outro material que for ultilizar para fixar tem que ser previamente lavado com clóro e álcool. Feche bem a embalagem. 
    Escolha um local arejado onde não será mexido a todo instante e não muito escuro. Se puder deixar apanhar sol da manhá ou do final da tarde (da manhã é melhor) Isto não é essencial no primeiro estágio mas depois que começarem a surgir os 1ºs brotos ou raizes o sol da manhã será necessário. 
     






    Receita para a pasta curativa.: 
    25 grs de vaselina (aquela que se compra na farmácia ou lanolina 
    20 gotas de Neem 
    1 colher de chá de canela em pó 
    misture tudo muito bem e guarde e local arejado e longe do calor. 
    (Uso esta pasta em todos os cortes nas minhas orquídeas. 
    O que sobrar da Solução Nutritiva poderá ser aspergido nas outras plantas na proporção de 1 litro de água para cada 250 ml de solução com exceção das que estiverem floridas. (Não esqueça que todas as plantas devem ser molhadas antes de receberem qualquer espécie de adubo)

    5 comentários:

    1. Boa noite,No post você não explica quantos dias a planta poderá ficar na estufa,gostaria de mais informaçõs,obrigado.

      ResponderExcluir
    2. A UTI é bastante eficaz para enraizamento, reaproveitar traseiras de plantas, desidratação e para as mudinhas que precisam de um ambiente estéril.
      A orquídea deverá permanecer na UTI até surgirem novos brotos e raízes.
      Caso observe a existência de mofo ou qualquer anomalia, significa que houve contaminação, então, repita todo procedimento.

      ResponderExcluir
    3. Eu tenho uma haste que esta com brotinho e outra que tabem esta com brotos e eu gostaria de saber se posso colocar as duas na uti de garrafa pet para se desenvolver melhor e se devo colocar dentro da garrafa casca de pinus para ajudar na enraização das orquideas

      ResponderExcluir
    4. Oi Amauri eu nunca usei casa de pinus para ajudar no enraização das orquideas, uso mesmo o musgo, [é o mais recomendado.

      ResponderExcluir
    5. Olá

      Tenho um dendrobium phalaenopsis muito fraquinho, sem folhas e mirrado. Comprei-o já em mau estado.
      Estou em Portugal, a primavera é um bom momento para o tratar em estufa? Será que ele tem condições de recuperar?

      Obrigada pela ajuda


      Graça

      ResponderExcluir