• Amo Orquideas

  • terça-feira, 29 de junho de 2010

    Podridão Negra

     Podridão Negra é um assunto muito polêmico,e muitos procuram combate-la,procuram entende-la,eu ja pedi orquideas por causa dessa doença, pois sou nova no cultivo dessas belas plantas e muita coisa tenho q aprender,e por isso pesquiso e publico materias e dicas de meus amigos,pois elas me ajudam, e repasso a vcs para que venham também ser de boa serventia para vcs,e em uma dessas pesquisas encontrei essa materia que achei muito boa, e estou compartilhando com vocês espero q possa ajudar.



    Podridão Negra
    Postado em Segunda, 27 de Novembro de 2006 (18:57:12) por webmaster
    Por: Luiza Rossi e Enéas A. Figueirêdo. (Brasília-DF)

    Podridão Negra Bacteriana - causada por um ou mais espécies de bactérias do gênero Erwinia. Não é muito freqüente no Brasil. É extremamente letal, causando surgimento de manchas negras, com aspecto aquoso e cheiro repulsivo. É de desenvolvimento rápido, tomando conta da planta em poucas semanas, levando-a à morte. Muitas vezes provoca um colapso da estrutura das folhas, ficando totalmente amolecidas e murchas.
    Podridão Negra - causado por dois tipos de fungos que vivem no solo (Pythium ultimun e Phytophtora cactorum), é a doença fúngica mais conhecida no Brasil. Caracteriza-se por manchas escuras, geralmente nos rizomas e pseudobulbos, de consistência mole, e que crescem até provocar a morte da planta.
    Muitas vezes inicia o ataque pela junção das folhas com pseudobulbos, derrubando a folha ainda verde. Nos coletivos, é a principal causa de morte, chegando a liquidar todas as plantas do vaso em poucos dias. Embora o controle seja difícil na planta já contaminada, pode separá-la das demais, cortar as partes atacadas, polvilhando um antisséptico em pó ou canela em pó. e pulverizando a planta com um fungicida sistêmico a cada 30 dias por 3 meses. Pulverizar também as plantas que estavam próximas da planta atacada.
    Texto compilado por Roland Brooks Cooke, Eng. Agr, datado de 10 de janeiro de 1999 e que foi enviado a mim por um amigo do Rio de Janeiro, Luciano Ramalho...


     

    Luiza Rossi
      Caros Amigos, A podridão negra é uma doença que no meio orquidófilo tem gerado muita polemica e consequentemente pesquisa para se conseguir a cura, porém a minha opinião a respeito provem de observação própria durante o meu tempo de orquidofilia assim como troca de informações com um amigo que tem sua vida dedicada as orquídeas:
    Inicialmente observei o seguinte, esta doença se manifesta em duas ocasiões: primeiro, quando a umidade do ar está muito elevada e as plantas estão completamente expostas à chuva e em segundo lugar, as plantas são bastante regadas no horário matinal e estão em local não ventilado o que faz com que a umidade se mantenha por muito tempo. Quando isto acontece o calor emitido pelos raios solares aquecem a planta que ao atingir uma temperatura em torno de 28º C propiciam um ambiente ideal para a eclosão de fungos (as estufas são locais ideais para esta condição).

    A CURA:
    Infelizmente as únicas coisas que conheço e realmente combate o fungo que provoca esta doença é o Violeta de Genciana e ou Verde de Malaquita, porém os mesmos são FITOTÓXICOS e também provocam a morte da planta.

    O COMBATE:
    1º - Mantenha suas plantas arejadas e longe de umidades excessivas.
    2º - Procure sempre regá-las à noite (quando a planta absorve melhor) ou muito cedo da manhã (entre 05 e 07 h do dia).
    3º - Só aplique adubos, hormônios e defensivos agrícolas durante a noite (são melhor aproveitados) e no máximo na proporção indicada pelo fabricante, nunca para mais nem uma gota ou grama. Se possível divida a quantidade pelo período recomendado e aplique diariamente dando no mínimo um intervalo de descanso para nova aplicação do dobro de dias que foi aplicado.
    4º - Se a doença aparecer na folha, corte-a imediatamente junto ao pseudobulbo (utilizando para isto um bisturí novo que pode ser adquirido na farmácia ou uma tesoura de poda devidamente esterilizada em uma solução de 70% de álcool e30% de água) e queime a folha cortada.
    5º - Se a doença aparecer no Pseudobulbo ou rizoma, deixe o coração de lado e proceda a incineração da planta, pois nesta condição não há salvação.
    6º - Acostume-se: a só utilizar para corte material esterilizado, a evitar que a água da rega que derrama da planta de cima caia diretamente na planta que esteja logo abaixo, a manter as plantas em local arejado ou de temperatura amena.
    Recomendações: Use Pó de canela, Cicatrene etc. apenas para evitar a entrada de novos fungos ou bactérias nos locais de corte, pois os mesmos são apenas agentes preventivos e cicatrizantes, não servindo como remédio para cura de nenhuma doença.
    Não sou o dono da verdade, apenas me baseio em experiencia própria.
    Enéas A. Figueirêdo. (Brasília-DF)

    Fonte: Portal Orquídeas

    Um comentário:

    1. He leído que las erwinias son sensibles a los compuestos de cobre.
      Dado que cuando se declara la enfermedad, la planta ya casi se da por perdida, creo que podría intentarse con sulfato de cobre muy diluído, que si bien puede ser tóxico para la planta, puede llegar a erradicar la enfermedad.
      Solo es una idea, y no la he probado.
      Como contrapartida, y a partir de experiencias con plantas afectadas por el virus del mosaico del tabaco, aislar la planta del resto de las que tenemos, colocarla en un lugar aireado, bien iluminado, con algo de sol indirecto, y restricciones en el riego, pueden ser una solución.
      A veces, llevar la cosa al extremo opuesto, puede ser de utilidad, o sea, restringir el riego lo mas posible, puede ser una medida extrema, pero útil.
      No olvidar que las orquídeas son mas resistentes de lo que parece, y no regarlas un tiempo, sobre todo en las temporadas mas frescas, pude salvarlas de la infección ya declarada (hablo siempre de las plantas ya enfermas).

      ResponderExcluir