• Amo Orquideas

  • quinta-feira, 1 de abril de 2010

    Phalaenopsis

     Phalaenopsis
    MINHA ORQUÍDEA

    O gênero compreende cerca de 50 espécies epífitas, ocasionalmente rupícolas, distribuídas por toda a Ásia tropical, desde o sul da Índia até o leste de Papua, Nova Guiné e do norte da China e Taiwan até o sul da Austrália. As Filipinas são particularmente ricas em PHALAENOPSIS. São plantas monopodiais, com folhas largas e suculentas, de porte pequeno, com grossas e suculentas raízes. As inflorescências são produzidas por entre as folhas, com hastes florais que possuem apenas poucas flores até espécies com hastes com mais de 100 flores, com várias cores e formas. Todas as espécies possuem labelo trilobado.
    O gênero está intimamente relacionado com KINGIDIUM, sendo que alguns botânicos acreditam que estes são gêneros idênticos. Também está relacionado com DOROTIS, com o qual possui inúmeros híbridos intergenéricos, chamados de DORITAENOPSIS. Algumas espécies de PHALAENOPSIS, originárias de BORNEO e com folhas terete, foram transferidas para o gênero PARAPHALAENOPSIS.
    As PHALAENOPSIS constituem um dos gêneros mais cultivados, tanto por colecionadores como por horticultores, principalmente para o mercado de flores de corte, visto que suas plantas possuem crescimento rápido e suas flores são muito duráveis e também porque algumas espécies podem passar diversos meses em floração contínua.
    Devem ser cultivadas em vasos com substrato que retenha umidade, uma vez que, por não possuírem pseudobulbos, não têm mecanismos para armazenagem de água. O vaso ideal é o de plástico. Além disso, devem ser cultivadas com pouca luminosidade e muita circulação de ar, pois deste modo você conseguirá florações mais belas e abundantes e reduzirá a incidência de pragas e doenças.
    Principais espécies: Phal. amabilis, Phal. aphrodite, Phal. cornu-cervi, Phal. fasciata, Phal. hieroglyphica, Phal. lobbii, Phal. lueddemanniana, Phal. manii, Phal. mariae, Phal. sanderiana, Phal. schilleriana, Phal. violácea.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário