• Amo Orquideas

  • domingo, 4 de abril de 2010

    Noções Básicas de Cultivo de Orquideas
    Denitro Watanabe
    Cultivo de Miniorquideas
    Muitos orquidófilos cultivam orquideas de porte pequeno por gosto ou por falta de espaço.Ofato de serem miniaturas,não siginifica que não sejam belas.De fato,entre as pequenas,há flores de infinita graça e beleza.
    Uma Sophronitis,por exemplo,com flores de 5cm e altura da planta da ordem de apenas 10cm,para fins de julgamento,não é considerada uma micro-orquidea,pois elas devem ter flores de 1cm ou menos,mas pode figurar entre as miniaturas.Se uma Laleia purpurata tivesse as mesmas proporções entres a flor e altura da planta de uma Sophronitis,o tamanho da flor da Laleia purpurata seria de 40cm, já que a planta atinge 80cm. Cada colecionador terá que definir para si o tamanho máximo de suas miniaturas em termos de controle do espaço disponivel.Se suas plantas tiverem altura máxima de 10cm, num local de 1m2 poderão conviver cerca de 50 plantas.As flores poderão atingir 10cm ou mais,como no caso de uma Masdevallia.
    É possivel o cultivo, com êxito,mesmo num apartamento,se for numa varanda ou lado de uma janela que receba uma boa iluminação,colocando uma tela de 70%,se a luz for direta.
    Como a umidade atmosférica é muito baixa nesses locais,pode-se colocar as plantas sobre um prato contendo brita ou areia sempre molhada.A água que evapora manterá as plantas hidratadas.
    Cyidado com vasos encharcados,pois as raizes tendem a apodrecer depois de algum tempo.Para resolver esse problema,auarde a planta lançar novas raizes, rertire do vaso e fixe num tronquinho de madeira,envolvendo-a com um pouco de musgo antes de amarrar.Só então passe a molhar moderadamente todos os dias,principalmente nos dias mais quentes.
    Na verdade,a frequencia correta de rega é molhar toda vez que o musgo estiver seco.Molhe o musgo com o adubo liquido a cada 20 dias,durante o periodo que estiver em atividade vegetativa,ou seja,com pontinhas novas nas raizes.
    Numa exceda na adubação,pois a planta poderá crescer e desenvolver-se bem,mas sem floração.
    Não use adubo contendo nitrogênio(N) em porcentagem maior que fósforo(P) ou potassio(K).Por exemplo::40-10-10 pois nesse caso diminui a possibilidade de floração.
    Miniorquideas estão sujeitas a pragas e doenças,como qualquer outra planta.No caso de ataque por pulgão,conchichila,rematóide,pode-se usar o oléo de Nim que é um produto natural,na dosagem de 10ml por litro de água (1%).No caso de doenças fúgica,pode-se alternar Fosetyl a 2,5g por litro d’água(fungicida sistemico,ou seja,que circula pela seiva)e,após 20 dias,Captan 2,5ml por litro d’água(fungicida de contato).Ambos são defensivos de baixa toxidade.
    Seria uma medida a aplicação desses defensivos nas plantas que retornam de uma exposição e plantas recém adquiridas...





    Situando as Orquideas
    A orquidea pertence a uma familia de plantas subdividida em mais de 1.800 gêneros e cada gênero possui de uma a centenas de espécies.O número total de espécies fica em torno de 35.000,espalhados por todo mundo.O gênero Isabelia,por exemplo,possui apenas 2 espécie.
    O gênero Cattleya possui cerca de 70 espécie.E o gênero Bulbophyllum tem mais de mil espécie.As orquideas mais populares são dos gêneros(C)Cattleya (L)Laelia(le-se Lélia) , (Onc)Oncidium (uma das espécies é conhecida como Chuva de Ouro),(Milt)Miltonia,(Den)Dendrobium,(V)Vanda,(Phal)Phalaenopsis(le-se falenopsis),(Paph)Paphiopedilum,conhecido como sapatinho(le-se Pafiopédilum).


    Nome das Orquideas
    Os nomeas das orquideas são dados em latim ou grego clássicos,linguas mortas,para que sejam os mesmos no mundo inteiro e nheuma língua viva prevaleça sobre a outra.Assim,costumam oferecer algumas dificuldades na escrita e na pronúncia.
    - O conjunto de vogais ae lê-se e.Ex: Laelia(Lélia).Exceção:Aerides(Aéridea).
    - Oconjunto de vogais oe também tem som de e. Ex/Coelogyne(Celogine).
    - Ph tem som de f.Ex:Phalaenopsis(Falenopsis)
    - X tem som de Ks.Ex:Xanthina(Ksantina).
    - Ch tem som de K.Ex:Chiloschista(Kiloskista),Pulchelum(Pulkelum), Chondrorhyncha(Kondrorrinka),Chocoensis(Kocoensis), Ornithorhynchum(Ornitorrincum).
    - Ti seguido de vogal soa como Cl,exceto quando precedido de S,T ou X.Ex:Constantia(Constancia),Neofinetia(Neofinecia), Bletia(Blecia), mas Comparettia(Comparetia),Pabstia(Pabstia).


    Classificação por HÁBITAT
    De acordo com o lugar se deu hábitat,as orquideas são classificadas como EPÍFITAS,TERRESTRES ou RUPÍCOLAS.
    EPÍFITAS são maior parte das orquideas,vivem grudadas em troncos de árvores,mas não são parasitas,pois realizam a fotossintese a partir de nutrientes absorvidos pelo ar e pela chuva.Portanto,ao contrário do que se pensa,não sugama seiva da árvore.
    TERRESTRES são as que vivem como plantas comuns na terra.Ex:Paphiopedilum,Arundina,Neobenthamia,Bletia,embora aceitam o plantio em substrato.
    RUPÍCOLAS são as que vivem sobre as rochas,fixadas nos líquens das fendas.Ex:Laelia flava.


    Regras Básicas para o Plantio
    A maior parte das orquideas pode ser plantada em vasos de barro ou plástico de tamanho compativel com o da planta.É aconselhavel o replante anual,ou pelo menos a cada 2 anos,em virtude de decomposição ou deterioração do material.
    Eis aqui algumas regras úteis:
    Coloque uma camada de pedra no fundo do vaso(2 a 3 dedos)para permitir a rápida drenagem do excesso de água.
    Complete com fibra de coco ou similar.Se houver pó,lave-o num balde com água para dispensar o pó.Evite substratos que contenham muito pó.As raizes necessitam de arejamento.
    Certas orquideas progridem na horizontal(rizoma),Laelia e Cattleya,por exemplo,e vão emitindo brotos um na frente do outro.Para esse tipo de planta,deixe a traseira encostada na beira do vaso eespaço na frente para dar lugar aas novos brotos(não balance,pois a ponta verde da raiz irá roçar no substrato,secar e morrer.Se necessario,coloque uma estaca para melhor sustentação.
    Há orquideas que dificilmente se adaptam dentro de vasos.Nesse caso,o ideal é plantar em tronco de árvore ou casca de peroba,protegendo as raízes com um plástico até a sua adaptação.Alguns exemplos dessas espécies são:C.Walkeriana,C.Schilleriaa,C.Aclandiae,a maioria dos Oncidiuns,Leptotes,Capanemias.
    Orquideas monopodiais(que crescem na vertical),como as Vandas,Ascocendas,Rhynchostylis,Ascocentrum,devem ser plantadas no centro do vaso ou serem colocadas em cestos sem nenhum substrato.
    Nesse caso exigem um cuidado especial todos os dias.Deve-se molhar não só as raízes mas também as folhas com água adubada bem diluida.Por exemplo,se a bula de um adubo líquido recomenda diluir um mililitro desse adubo em um litro de água,ao invéns de um litro, dilua em 20 litros ou mais e borrife,a cada duas ou três horas,principalmente em dias quentes e secos.Você pode perder a paciência,mas não a planta.Como exigem alta umidade relativa,pode-se,por exemplo,usar um recipiente bem largo,como uma tina furada,encher de pedra britada e colocar a planta com o vaso sobre as mesmas,de modo que as pedras molhadas pela rega,assegurem a umidade necesséria.

    Temperatura
    Toda orquidea se adapta bem a temperaturas entre 15 e 25 graus centigrádos.Entretanto,há orquideas que suportam temperaturas mais baixaas,como Cymbidium,Odontoglossum,Miltonia Colombiana,todas nativas de regiões elevadas.
    Outras já não toleram o frio.É o caso das orquideas nativas das mediações da linha do Equador,como C.Aurea.C.Violacea,C.Eldorado,Diacrium,Galeandra, Acacallis.
    Assim,devemos cultivar orquideas que se aclimatem no lugar em que vão ser cultivadas.Caso contrario,o cultivo será muio mas trabalhoso,muitas vezes resultando em perda da planta.Felizmente,no Brasil,a variação de temperatura é adequada para milhares de espécies.Algumasse adaptam melhor no planalto,outras nas montanhas,outras nos vales ou no litoral,mas justamnte a variação de clima e topográfia proporcia a riqueza de espécies que temos.










    Água e Umidade
    Aumidade relativa do ar(quantidade de vapor d’água existente na atmosfera) nunca deve esta abaixo de 30%,caso contrario,as palnatas se desidratarão rapidamente,o que,aliás,também ocorre conosco.
    Em dias quentes,a umidade relativa do ar é menor, por isso é necesário manter o ambiente úmido e molhar não apenas a planta,mas sim também o próprio ambiente. Num jardim,com muitas plantas e solo de terra a umidade relativa é bem maior do numa área sem plantas com piso de cimento.
    Nunca molhe as plantas quando as folhas estiverem quentes pela incidencia do sol,pois o choque térmico pode causar pequenas lesões que servem de porta de entrada para doenças.Molhe pela manhã ou no fim da tarde,quando o sol estiver no horizonte.
    Se precisar molhar durante o dia,espera uma nuvem cobrir o sol por cerca de 10minutos ´para qua as folhas esfriem.Somente,então,borrife as folhas,pois umdecê-las é extremamente benéfico.




    Quando devo Molhar?
    Ouvimos esta pergunta com frequencia e a resposta é infinitamente relativa.Se uma orquidea esta plantada em substrato com pó,a rega pode ser semanal,mas,se estiver plantada em piaçaba ou casca de madeira,a rega deve ser diária.Quando se compra um vaso de orquidea,é útil verificar qual o substrato(material) em que esta plantada,pois,dependendo dele,a secagem pode ser rápida ou lenta.
    Os substratos mais comuns são:
    Fibra de coco com pó:secagem lenta
    Fibra de coco sem pó:secagem moderada
    Musgo ou cubos de coxim:secagem moderada
    Carvão ou piaçaba:secagem rápida
    Casca de pínus:secagem moderada,quandosem pó,e lenta,se tiver pó
    Mistura de grãos de isopor,casca de pínus e carvão:secagem rápida
    Casca ou tronco de madeira:secagem super rápida.
    A maneira de regar é imergir o vaso num recepiente com água e deixar por alguns minutos.Se você molhar com um regador um vaso ressecado,pode ocorrer de a água encontrar um canal por onde escorrer e o resto do substrato continuar totalmente seco.Um meio de verifica a umidade do vaso é aprender a sentir o peso,segurando com as mãos,ou através de um exame visual.Não use a mesma água em que foi mergulhando um vaso,para outro,pois,se no primeiro tiver fungos nocivos á planta, o outro vaso irá se contaminar.
    Luminosidade
    Luz é essencial.Uma planta não pode fazer sombra para a outra.O ideal é manter as plantas sob uma tela de sombrite de 50 a 70%,dependendo da intensidade da insolação local.Assim elas receberão claridade em luz difusa suficiente para realizarem a fotossíntese.Se as folhas estiverem com cor verde garrafa,é de mais luz.E se estiverem com uma cor amarelada,estão com excesso de luz.
    Existem orquideas que exigem mais sombra:é o caso,por exemplo,de algumas microorquideas,alguns exemplares de Paphiopedilum,da miltonia colombiana.Para estas plantas pode ser usada uma tela de 80% ou uma tela dupla de 50% cada.
    Há outras que exigem sol direto,como Vanda teres e Renanthera coccinea que, se estiverem sob uma tela,poderão crescer vigorosamente,mas dificilmente darão flor.


    Adubação
    As orquideas necessitam de alimento como qualaquer outra planta.Quando o adubo for liquido,dilua um milimetro(é igual a um centimetro cúbico) em um litro de d’água.Uma seringa de injeção é im medidor prático.
    Quando for sólido,amas solúvel em água,dilua uma colher de chá(1g) em um litro de água nema frequencia de uam vez poe semana.Essas soluções podem atuar como adubo foliar,mas nunca aplique durante o dia,pois os estômatos das folhas (minúsculs válvulas) estarão fechados.Faça-o de manhã,antes do sol nascer,ou no fim da tarde,molhando os dois lados das folhas(o numero de estômatos é maior na parte de baixo das folhas).
    Concentração de adubo menor do que a indicada acima ou pelo fabricante 20 litros de água(ou mais) e com ele borrifar diariamente as plantas,você pode obter excelentes resultados.Corresponde a um tratamento homeopático.Dosagem maior que a indicada funciona como veneno e pode até matar a planta.
    Se o adubo for sólido,insoluvel na água,como o adubo da AOSP,deve ser colocado diariamente no vaso,numa média de uma a duas colheres de chá,dependendo do tamanho do vaso,uma vez por mês.É preciso cuidado para não jogar diretamente sobre as raízes expostas
    Obs.:Cessara adubação quando o pseudo-bulbo estiver amadurecido,exceto para plantas monopodiais que tem crescimento contínuo.


    Pragas e Doenças
    Plantas bem cultivadas,isto é,com bom arejamento,boa iluminação,num local de alta umidade realativ e bem alimentadas,dificilmente estão sujeitas as pragas e doenças. Falta de arejamento e de iluminação podem ocasionar o aparecimento de pulgões e cochonilhas(parece pó branco) que podem se alimentados por catação manual ou com o uso de uma escova de dentes molhada com caldo de fumo,se forem poucas plantas.Se o número de plantas for tal que impossibilite este processo, você pode usar um inseticida adequado.
    Planta encharcada pelo excesso de água ou submetida a chuvas prolongadas pode ser atacada por fungos e ou bactérias,causando manchas nas folhas e ou apodrecimento de brotos novos.Na verdade,o encharcamento não é a causa direta do apodrecimento das raízes.O que ocorre é que os fungos ou nematóideas que estavam em estado latente,ao encontrar condições favoráveis,se ativam e atacam as raízes.
    No comércio existem muitos tipos de fungicidas e inseticidas,mas o manuseio requer cuidados especiais,pois são tóxicos para o ser humano e para outros seres vivos.Deixamos aqui a velha receita caseira do caldo de fumo que não é nocivo e é fácil de preparar.
    Ferva 100g de fumo de rolo picado em um litro e meio de água,acrescente uma colher de chá de sabão de coco em pó e borrife as plantas infectadas.É importante ferver o fumo,pois pode ser portador do vírus do tabaco.
    Para combater pulgões e cochonilhas,pode-se também usar spray dométicos,tipo mata moscas,baratas,formigas,etc,feito á base de água e não de querosene.Uma outra boa opção é usar o óleo da semente de Nim que atua como inseticida e fungicida,tomando o cuidado de aplicar quando a temperatura estiver abaixo 20C e á sombra.








    Quando Dividir,Plantar e Replantar
    A divisão e replantio devem ser feitos quando a planta estiver emitindo raizes novas,o que se percebe pelas pontinhas verdades nas extremidades das raízes,não importando a época, inverno ou verão.Quando for dividir a planta, cada parte deverá ficar com,no mínimo,três bulbos,tendo-se o cuidado de não machucar as raízes vivas,o que se consegue molhando-as, pois ficam mais maleaveis.Sempre flambeie com uma chama(de um isqueiro,por ex.)o instrumento que vai usar para dividir a planta,para ter certeza de que a lâmina não está contaminada por virus.No caso de orquideas monopodiais,como Vanda, Renanthera,Rhynchostylis,que soltam mudas novas pelas laterais,deve-se esperar que emitam pelo menos duas raizes,para então,separar da planta mãe.As orquideas do tipo vandáceas vão crescendo indefinidamente,atingindo metros de altura.Nesse caso,pode-se fazer uma divisão,cortando o caule abaixo de 2 ou mais raízes e fazer um novo replante.Se a base ficar com alguns pares de folhas,emitira novos brotos.


    Floração
    De um modo geral,cada espécie tem sua época de floração que é uma vez por ano.Convém marcar a época de floração da cada espécie e examiná-las que algo errado poderá estar acontecendo com a planta a tomar providencias.Por ex:no verão,temos a floração da C. granulosa,C. bicolor,C. guttata.No outono,temos a C. violacea, C.luteola,L. perrinii,C. bowringiana. Na primavera temos C. warneri,L. purpurata,C. gaskeliana.Existem orquideas,como certas Vandas,que,bem tratadas,chegam a florir até quatro vezes por ano(desde que não sejam atingidas por um inverno rigoroso).O mesmo ocorre com híbridos cujos pais têm épocas  diferentes da floração

    LOCAL DE CULTIVO
     Seu orquidário deve obedecer a critérios coerentes com seu espaço, suas plantas e o clima do lugar onde você mora.

    Como construir uma estufa ou viveiro de plantas?

    Se você tiver um espaço tipo corredor, é só colocar uma tela de 50% numa altura mínima de 2,5m. Mas, se você tiver um espaço aberto, pode construir uma estufa aberta ou fechada com várias bancadas. O tamanho médio de uma bancada deve ser de 1,5m de largura no máximo (para que você possa alcançar todas plantas) e o comprimento, de acordo com seu espaço. A altura da bancada deve ser de cerca de 1m, no mínimo 0,80m. Você pode fazer quantas bancadas quiser, não esquecendo do espaço para circulação.

    Quanto à estrutura, a bancada pode ser de madeira, concreto ou metal, dependendo do que for mais prático e viável para você. Para apoiar os vasos, você pode usar tanto ripas de madeira ou de concreto quanto telas de aço ou de plástico resistente. Caso falte espaço, na parte de cima, se você colocar algumas hastes atravessadas, poderá pendurar também alguns vasos ou plantas em casca de madeira ou palito de xaxim, embora não seja muito aconselhável, porque os fungos ou vírus das plantas penduradas podem escorrer com a água para as plantas de baixo.

    No caso de você dispor somente de uma varanda ou peitoril de uma janela, isto não é motivo para desanimar, muitas pessoas cultivam belas orquídeas nestas condições, como está explicado em Cultivo em apartamento.

    Pode ser também que, em vez de telhas, sua casa seja coberta por laje. Neste caso, nada impede que seu orquidário seja feito em cima da casa, desde que você crie a umidade necessária. Por ex., você pode colocar cascalho no piso e deixá-los sempre molhados.       

    Não se esqueça das árvores, onde a maior parte das orquídeas se ambientam muito bem. Quem já não se encantou com a beleza de um coqueiro circundado por orquídeas em flor? Cyrtopodium, Mormodes, Catasetum, Renanthera, assim como todas as orquídeas epífitas, se prestam para isso.

    Não coloque as plantas muito aglomeradas para que haja um arejamento entre elas e para que um vaso não faça sombra para o outro.

    Não deixe de etiquetar suas plantas com o nome (jamais compre uma planta sem o nome, principalmente se for híbrida), a data da compra e a pessoa de quem comprou. A data da compra é importante porque convém replantar a cada dois anos pois é o tempo que o xaxim leva para deteriorar.

     MATINHOS
    Muitos labiateiros e purpurateiros desprezam as orquídeas menores, chamando-as de "matinhos". Mas eles próprios e outros que nunca se interessaram por tais orquídeas, ao verem uma Capanemia superflua ou um Leptotes pauluenses, Tricocentrum albo coccineum ou tigrinum cobertos de flores ficam impressionados. Em geral elas exigem um sombreamento um pouco maior que as Cattleyas e aceitam o mesmo tratamento das demais, com a vantagem de ocupar menos espaço. O que faz deles plantas bastante procuradas ultimamente, não só devido à falta de espaço característica da cidade, mas também pelo seu aspecto bastante delicado e pouco conhecido.

     A FORMA IDEAL
    Uma orquídea de boa qualidade, mas mal cultivada, ou seja, atacada por pragas e/ou doenças, sem condições adequadas de adubação, água, iluminação, pode dar flores tão medíocres que se tornam irreconhecíveis em relação ao seu potencial.

    De modo geral, a orquídea deve se aproximar o mais possível de uma forma arredondada e plana, sem espaços entre seus segmentos, além de se distinguir pela cor, tamanho, textura, substância e número de flores, de acordo com sua espécie.

    Uma orquídea é constituída de 3 sépalas e 3 pétalas, uma das quais formando o labelo que é, portanto, uma pétala diferenciada para ajudar na reprodução da flor.

    Uma orquídea de forma ideal deve ter as 3 sépalas formando um triângulo equilátero, o mesmo ocorrendo com as pétalas, de forma invertida, ou seja, no vértice inferior está a 3a pétala, o labelo.

    Dependendo da categoria da flor, não deve haver vãos entre as pétalas e as sépalas. Elas devem estar planas, nem encurvadas para trás nem para frente. Em outras palavras, espalmadas. O labelo deve estar ligeiramente encurvado para frente, mas não em ângulo reto com as sépalas.

    Entretanto, existem espécies, como a C. araguaiense, cuja natureza é a existência inevitável de vãos entre pétalas e sépalas, pois é a característica natural delas. Já em espécies, como a C. labiata, walkeriana, nobilior e outras, existem clones em que as sépalas e pétalas são largas, espalmadas, sem vãos entre elas, arredondadas e muitas atingindo um diâmetro superior a 15cm.

    A substância corresponde à rigidez ou dureza das pétalas, isto é, não são flácidas e, se você tentar dobrá-las, elas se quebram. A textura corresponde ao brilho que se percebe nas pétalas. Elas podem ser cristalinas, aveludadas ou cerosas.

    REPRODUÇÃO
    Na natureza, cada orquídea está adaptada para sua reprodução e este é seu objetivo primordial. Jamais se fez bela para o deleite de nossos olhos.

    Uma orquídea é perfumada, por exemplo, porque o seu agente reprodutor, isto é, o que carrega seu pólen para outra flor, é atraído por aquele perfume. O perfume, muitas vezes, para nós, é relativo, pois há as orquídeas que cheiram a carniça, quando seu agente reprodutor são moscas atraídas por este ?perfume?.

    As não perfumadas, adaptadas a insetos que provavelmente não têm olfato, buscam atraí-los pela cor exuberante. Há as que se parecem com fêmeas de insetos, como a Ophris, para que os machos venham retirar seu pólen. Enfim, as formas exóticas que tanto nos atraem e o néctar que possuem são ardis especialmente criados pela flor, para preservar sua reprodução na natureza.

    Atualmente, um dos maiores agentes polinizadores é o homem. É um processo já observado por Darwin e que vem se realizando artificialmente há alguns séculos. Atualmente há cerca de 120.000 híbridos registrados, produtos dos cruzamentos mais diversos, como entre Oncidium e Odontoglossum, Miltonia, etc.

    Na polinização artificial, o homem colhe o pólen e pode guardá-lo para polinizar uma flor dali a alguns meses e assim obter um híbrido que floresce em data diferente, além de outras misturas.


    CULTIVO EM APARTAMENTO
    Todas as orquídeas podem ser cultivadas em apartamento, basta que se tenha espaço e iluminação suficientes. Já constatamos floração até de Vandas e Cymbidiuns em varandas de apartamentos, no centro de São Paulo, entre centenas de outras variedades, florescendo bem. Mas,se você tem pouco espaço e quer ter flores o ano inteiro, cultive plantas que floresçam em datas diferentes.

     ONDE COLOCAR A PLANTA?
    Iluminação é essencial. As plantas devem ficar numa varanda ou perto de uma janela, recebendo o sol da manhã e/ou tarde. Uma planta não deve fazer sombra para a outra. Se a janela for de vidros lisos, transparentes, deve receber uma cortina tipo tela que quebre o excesso de luz ou uma tela de nylon 50%, a fim de que o sol não incida diretamente sobre a planta e queime as folhas.

     QUEM AMA CUIDA
    Acostume-se a visitar suas plantas diariamente, examinando-as bem de perto, retirando folhas e bulbos velhos, ervas daninhas, flores murchas. Limpar as partes secas é importante, pois, muitas vezes, são portadoras de esporos de fungos nocivos que se espalham com a mais leve brisa ou por respingos d?água. Depois de um tempo, você notará se estão saudáveis ou não.

    Ao procurar solução para os problemas de suas plantas, você estará entrando em um outro mundo, onde conviverá com belas flores, fará novas amizades, se aliviará do stress da vida diária e terá um encanto a mais em seu apartamento.


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário