• Amo Orquideas

  • quarta-feira, 31 de março de 2010

    Zygopetalum Paris X (Zygocolax X Zygosepalum Labiosum)

    Zygopetalum Paris X (Zygocolax   X   Zygosepalum Labiosum) 
    MINHA ORQUÍDEA

    Este é um gênero composto por cerca de 16 espécies sul-americanas. Caracteriza-se por possuir pseudobulbos ovais, com várias folhas laterais e apicais e inflorescência multifloral saindo da base dos pseudobulbos. Suas pétalas e sépalas são livres, possuindo labelo trilobado com calosidade basal bem característica.
    São plantas encontradas como terrestres e epífitas, em florestas úmidas em regiões com altitude que varia entre 300 e 1500 metros. Podem ser cultivadas em vasos de barro com xaxim, sempre bem drenados, com água abundante durante todo o ano. O melhor é o vaso de xaxim. Não é bom o uso de cachepô. Principais espécies: Z. crinitum, Z. intermedium, Z. mackayi, Z. maxillare, Z. pabstii.
    ZYGOPETALLUM crinitum: Vegeta em matas úmidas e é uma bela espécie epífita brasileira, que floresce entre julho e setembro, exalando delicioso perfume. Os pseudobulbos são ovóides e as folhas estreitas e lanceoladas.
    ZYGOPETALLUM mackayi: Distribui-se no Brasil pelo Espírito santo até o Rio Grande do Sul e interior de Minas Gerais.
    Variedades: cochleatum, parviflorum, pictum.
    Cultivo: o cultivo deve ser feito a meia sombra, em vaso de vaso de barro, de tamanho grande ou diretamente no solo. Deve-se usar terra vegetal, pedaços de xaxim velho, folhas mortas e pedaços de pau podre. Essa planta é mais humícola que terrestre, ela dá preferência para solos que apresentem restos vegetais.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário